segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COMO NASCE UM CRÍTICO LITERÁRIO?


Todo mundo sabe que a figura do crítico em seus mais diversos campos de atuação passa por um momento delicado. A crítica perdeu seu apelo popular e está cada dia mais restrita ao universo da academia. Por sua vez, a academia também perdeu o prumo e não consegue mais amadurecer o pensamento no sujeito que tem pressa para todas as coisas. Contudo, a formação de um crítico pode levar anos. Não há como mudar isso, nem mesmo na era da internet que impõe velocidade e concisão ao comentário.

Mas a pergunta sobre a formação de um crítico literário é bastante pertinente. Uma enorme quantidade de livros são publicados todas as semanas, freneticamente. Em tempos nebulosos e incertos como os que vivemos, as pessoas não devem abrir mão do pensamento crítico. Por isso, o crítico ainda é fundamental. Talvez ele precise se reinventar - assunto para um outro post.

Na verdade, a pergunta me motiva a falar de livros que nossos futuros críticos de prosa de ficção precisam ler. Em primeiro lugar, qualquer pessoa que deseja trilhar esse caminho precisa ler muito - todos os romances, novelas e contos possíveis e imagináveis. Ler é a parte fundamental do ofício. Muita gente, na ânsia de compreender o funcionamento dos romances, pula uma etapa e lê antes a teoria. O percurso está errado. Como disse Antônio Arnoni Prado num ensaio para o Sabático sobre Lima Barreto: "hoje, o bom estudante de Letras é aquele que "sabe" teoria, não o que "lê" literatura e amadurece nas obras a consciência crítica de seu próprio repertório". Pense bem nisso. Não sabe por onde começar suas leituras? Então comece pelos clássicos e leia autores do mundo todo.

Quando você achar que já leu bastante, vá para a teoria. Novamente, comece com um clássico: Poética, de Aristóteles. Nele encontramos as bases para entender a literatura na sua concepção mais filosófica. Depois disso, você vai precisar de um manual de teoria da literatura, recomendo os seguintes: Teoria da Literatura, de Vitor Manuel de Aguiar e Silva; e Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários, de René Wellek e Austin Warren. O primeiro vai ajudar a compreender a história e os conceitos fundamentais da literatura; o segundo, analisa não só os elementos estruturais da literatura, mas também questões da teoria da literatura como ciência. Os dois livros são áridos, podem servir como material de consulta.

Para não ficar apenas nos estrangeiros, um pouco de literatura brasileira. Nesse aspecto Antônio Candido e Alfredo Bosi são dois grandes mestres. De Antonio Candido, leia tudo o que você puder. Se não tiver tempo, duas obras essenciais são Formação da literatura brasileira e Literatura e sociedade. Para um panorama histórico bem amplo, vale conferir História concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi.

Voltando aos estrangeiros, considero Teoria da literatura - Formalistas russos uma outra leitura fundamental. O livro está fora de catálogo e não existem reedições desde 1973. Provavelmente alguns sebos podem encontrar essa obra rara. Apesar de parecer datado, a crítica formalista fornece bom corpo de análise. Um pouco mais complexo, mas igualmente útil é Análise estrutural da narrativa, de Roland Barthes. Para bagunçar um pouco todos os conceitos que você aprendeu até aqui, vale a leitura de Terry Eagleton, Teoria da literatura: uma introdução.

No campo específico da prosa, meus dois preferidos - nem áridos e nem difíceis demais de entender - são Aspectos do romance, de E.M. Forster e A ascensão do romance, de Ian Watt.

Garanto que mesmo depois de você ler tudo isso, ainda estará no meio do caminho. Mas não se assuste. Acredite em você e siga em frente. Não se esqueça de viver um pouco e não tenha pressa. Só a experiência de vida e o tempo são capazes de amadurecer a nossa cabeça.

*imagem: retirei daqui.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário