sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FINALISTAS DO NATIONAL BOOK AWARDS


Seguindo com a temporada de prêmios no hemisfério norte, os finalistas do National Book Awards foram anunciados essa semana. Os indicados na categoria ficção foram: Parrot and Olivier in America, de Peter Carey; Lord of Misrule, de Jaimy Gordon; Great house, de Nicole Krauss; So much for that, de Lionel Shriver; I hotel, de Karen Tei Yamashita.

A ausência de Jonathan Franzen na lista foi a notícia mais comentada sobre o prêmio. O nome dele era cogitado depois de todo o burburinho em torno do seu novo romance e da capa da revista Time. Outro comentário diz respeito a presença feminina entre os finalistas, são quatro mulheres e apenas um homem.

O site da National Book Foundation disponibilizou links com informações e trechos dos romances finalistas, para quem tiver curiosidade. Alguns desses romances devem ganhar tradução para o português no ano que vem. So much for that, por exemplo, será publicado pela Intrínseca. Se não me engano, o livro de Peter Carey também já na fila, não me lembro por qual editora. Nicole Krauss, já tem um romance publicado pela Companhia das Letras - A história de amor. Jaimy Gordon e Karen Tei Yamashita são inéditos em português.

O prêmio ainda tem outras categorias como não ficção e poesia.

*imagem: reprodução do Google.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário