terça-feira, 12 de outubro de 2010

HOWARD JACOBSON LEVA O MAN BOOKER PRIZE

Howard Jacobson ganhou o Man Booker Prize 2010 por seu romance, "The Finkler Question". O livro fala sobre a reunião de três velhos amigos: Julian Treslove, um ex-produtor de rádio da BBC, se reúne com o ex-colega Sam Finkler, um popular filósofo judeu, e seu ex-professor, Libor Sevick. Os três sofreram grandes perdas recentes em suas vidas. Juntos relembram seus anos de juventude e discutem questões sobre o Estado de Israel. É um romance sobre amor, perda, amizade entre amigos e sobre o significado de ser judeu nos dias de hoje.

Jacobson já esteve entre os finalistas do prêmio outras duas vezes, a primeira em 2002 e a última em 2006. Não levou, mas dessa vez ele tirou a sorte grande. O favorito ao prêmio na casa de apostas Ladbrokes e nos jornais ingleses era Tom McCarthy, com seu romance "C".

Na Inglaterra, "The Finkler Question" foi publicado pela editora Bloomsbury. No Brasil, Jacobson ainda é um autor inédito. Infelizmente, nenhum de seus livros foi publicado aqui. Quem sabe agora com o prêmio a situação possa mudar.

*imagem: divulgação/ Booker Prize Org.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário