quinta-feira, 2 de junho de 2011

LADO7 NA ERA DIGITAL

A editora 7Letras que já edita livros e revistas desde 1990 deu o pontapé inicial para que as revistas de literatura brasileiras entrem na era digital. Ontem foi o lançamento da revista LADO7, uma revista de literatura que vai ter uma versão impressa e outra digital. A ideia é usar os recursos disponíveis nas novas mídias (áudio, vídeo, animações, links, hiperlinks etc.) para experimentar outros formatos literários dentro das possibilidades que o universo digital oferece.

Evidentemente, a nossa literatura já esta estabelecida na internet faz tempo (espalhada pelos blogs e redes sociais). Também existem muitos fanzines, jornais e revistas literárias com versões totalmente feitas para a rede mundial - é o caso do fanzine que edito, por exemplo. Mas, pensando especificamente na Lado7, o negócio tende a ir aos seus limites.

De acordo com a editora, o número #1 da revista tem:

"poemas visuais de Alexandre Dacosta, contos de André Sant’Anna, Carlos Henrique Schoroder, Raïssa de Góes e Sonia Coutinho, poemas de Afonso Henriques Neto, Ana Guadalupe, Charles Peixoto, Ismar Tirelli Neto, Marília Garcia, Victor Heringer e Walt Whitman, dramaturgia de Valère Novarina e Paloma Vidal, quadrinhos de Pedro Franz, ensaio de Sérgio Bruno Martins e arte de Maria Laet".
A tarefa é ambiciosa, deve demandar muito trabalho, mas não deixa de causar entusiasmo. Afinal, está mais do que na hora da nossa literatura experimentar esses novos formatos. Experiência a 7Letras tem de sobra com anos de publicação da revista Ficções - inteiramente dedicada à prosa de ficção. Resta só acertar a mão com os novos meios e não perder o foco com o deslumbramento tecnológico.

A inspiração deve ter vindo da revista norte-americana, Electric Literature - postei alguns vídeos aqui e também comentei aqui. Os editores Andy Hunter e Scott Lindenbaum investem em boas histórias de ficção e vídeos bem criativos. Depois de pronta, a revista ganha distribuição impressa e digital em diversos meios: iPad, iPhone, Kindle, e-readers, celulares etc. Não sei o quanto funciona em termos lucrativos, mas a revista tem bastante prestígio, reconhecimento da crítica e ganhou alguns prêmios.

Tomara que a revista Lado7 floresça e renda bons frutos.



*imagem: reprodução / video: Electric Literature.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário