quarta-feira, 11 de maio de 2011

A LITERATURA VAI AO CONGRESSO


O debate sobre crítica literária e literatura brasileira devem continuar no 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural que acontece na semana que vem em São Paulo. Haverá duas mesas sobre o assunto: a primeira tem como tema a pergunta “Qual o papel da crítica literária hoje? Seus equívocos e seus acertos”, com Ignácio de Loyola Brandão, Alcir Pécora, Daniel Piza e mediação de Cassiano Elek Machado; a segunda tem como tema a pergunta “O que quer e o que pode a literatura brasileira hoje. Ela tem autonomia estética e influência social?” com Fabio de Souza Andrade, Noemi Jaffe, Rodrigo Lacerda e mediação de Raquel Cozer.

Promete ser o ponto alto do congresso para os minimamente interessados nesses dois assuntos. Certamente as questões levantadas na série Desentendimento vão ganhar corpo novamente - comentei em duas partes: I e II.

Fora isso, o congresso conta com a presença do escritor espanhol Enrique Vila-Matas (mediação de Paulo Roberto Pires) e do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez (mediação de Xico Sá).

---

**ATUALIZAÇÃO: O Congresso tem um hotsite que fará toda a cobertuda do que está acontecendo no SESC. Inclusive tem transmissão ao vivo de algumas palestras, entrevistas gravadas e programas ao vivo. O link é esse aqui http://tinyurl.com/5vtmqz3

*imagem: reprodução.
Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Muito bom esse debate, em especial o tema a ser discutido na 2ª mesa. Que saia algo produtivo daí!

    ResponderExcluir
  2. Será que vai ser transmitido pela internet?

    ResponderExcluir
  3. Os debates nesse congresso costumam ser bem legais. Não será transmitido pela internet, pelo menos não foi no ano passado. Existe um site/blog/twitter onde os organizadores registram os melhores momentos.

    ResponderExcluir
  4. Os debates nesse congresso costumam ser bem proveitosos. Não sei se vai ter transmissão na internet. Certamente haverá cobertura em blogs e redes sociais.

    ResponderExcluir