sexta-feira, 6 de maio de 2011

AS DECLARAÇÕES DE MARTIN AMIS



O escritor Martin Amis tem mesmo um senso de humor bem peculiar. Nas últimas semanas, o escritor inglês tem sido notícia a todo o momento graças as suas declarações ácidas.

Num programa de TV da BBC chamado Falks on Fiction, ele fez o seguinte comentário sobre literatura infantil:



"As pessoas me perguntam se eu nunca pensei em escrever um livro infantil. Eu digo, 'Se eu tivesse uma grave lesão cerebral eu bem que poderia escrever um livro infantil', mas por outro lado a idéia de estar consciente de para quem você está direcionando a história é um anátema [maldição] para mim, porque, na minha opinião, a ficção é liberdade e quaisquer restrições sobre isso são intoleráveis​​. Eu nunca iria escrever sobre alguém que me obrigou a escrever em um registro inferior do que o que eu posso escrever." (tradução minha)

O comentário causou certa revolta em alguns ingleses. Pensando nisso, o pessoal do blog BookLust fez um desenho de Amis para cada personagem clássico da literatura infantil. O resultado não deixa de ser engraçado, sobretudo pela feição emburrada de Amis e seu inseparável cigarro. Os desenhos fizeram tanto sucesso que até foram paras nas páginas dos jornais ingleses.

Na semana passada, em pleno auge do assunto casamento real, Amis falou poucas e boas sobre o Reino Unido e sua monarquia para o Le Nouvel Observateur (o jornal é francês, mas o link da notícia é do Guardian). Parece até que está preparando um livro sobre o assunto. Detalhe: Amis está de mudança da Inglaterra, vai morar em Nova York.

Também na semana passada, ele publicou um artigo no Guardian falando sobre Christopher Hitchens. Dessa vez foi por uma razão nobre, ele elogiou a inteligência e engenho retórico do amigo - tem até uma foto dos dois juntos num bar em 1985.

Deixando as polêmicas de lado, está saindo por aqui A viúva grávida - seu livro mais recente que saiu na Inglaterra no ano passado.

*imagem: reprodução do blog Booklust.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário