domingo, 12 de setembro de 2010

A GRAPHIC NOVEL DE WILLIAM BURROUGHS

Ah Pook is here, uma graphic novel escrita pelo beatnick William Burroughs e ilustrada por Malcolm McNeil será publicada em 2011. O anúncio foi feito pela editora americana Fantagraphics Books - editora que já publicou Robert Crumb, Charles Schulz, Joe Sacco e Daniel Clowes.

Segundo a editora, as primeiras tirinhas foram criadas por Burroughs e McNeil nos anos 70 e publicadas numa revista chamada Cyclops com o título de The Unspeakable Mr. Hart - algo como, 'O indescritível Sr. Hart'. Mais tarde, os dois decidiram ampliar a ideia e criar o que eles chamaram de um "romance de palavra e imagem" (o termo graphic novel ainda não tinha sido criado). O livro não foi aceito por nenhum editor da época e tanto Burroughs quanto McNeil decidiram abandonar o projeto.

Ainda segundo a Fantagraphics, Ah Pook is here fala sobre
"(...) um magnata chamado John Stanley Hart, dono de um jornal bilionário obcecado em descobrir alguma maneira de alcançar a imortalidade. Com base em fórmulas contidas em livros maias que foram redescobertos, ele tenta criar um máquina de controle midiático usando as imagens de medo e morte. Ao aumentar o controle, porém, ele desvaloriza o tempo e invoca um inimigo implacável: Ah Pook, o deus da morte Maia. Jovens heróis mutantes usando a mesma fórmula Maia de viagens através do tempo trazem pragas biológicas do passado remoto para destruir Hart e sua realidade temporal judaico-cristã" (tradução minha).
Pelas primeiras imagens que a editora liberou, dá para perceber que a graphic novel tem todos aqueles elementos perturbadores que povoam a obra de Burroughs. Quase 40 anos depois parece mesmo um trabalho visionário criado pelos dois parceiros. O mais interessante também é que o anúncio foi feita na mesma semana em que o Uivo, de Allen Ginsberg está ganhando uma versão em filme e em graphic novel.

Os beats vão estar na moda novamente, logo mais.

*imagens: reprodução da Fantagraphics.com

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário