quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ESCRITORES ABREM AS SUAS VALISES


Na semana passada, Raquel Cozer, escreveu um artigo para o caderno Sabático (do Estadão) mostrando o caminho das pedras que alguns autores percorreram para publicarem seus livros. Raquel fez uma pesquisa informal com 60 escritores e montou um painel com os resultados. Como o título do artigo sugere, O incerto caminho até a publicação, não existe uma regra que seja uma fórmula para o "sucesso". É preciso trabalho e paciência.

Alguns dados interessantes que a pesquisa revela: pública mais rápido quem só se dedica a escrever os livros; ser publicado por uma grande editora é de fato uma vitrine; já ter publicado algum livro antes de chegar a uma grande editora ou ser conhecido no meio ajuda a chegar a uma grande editora; ganhar prêmio também ajuda; indicação não resolve, mas pode ajudar a ser mais visto; nós não temos a cultura do agente literário, que é bem comum nos Estados Unidos e na Europa; a internet mudou o perfil de lançamento de um autor; etc.

Estou falando de maneira resumida, por isso recomendo a leitura do artigo na íntegra. Ele concentra informações valiosas que todos os novos autores sempre quiseram saber e nunca souberam onde procurar. Em tempos de redes sociais e mídias interativas, informações como essa valem ouro.

*imagem: reprodução Google
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário