sexta-feira, 20 de agosto de 2010

LIONEL SHRIVER ENTREVISTADA NO ENTRELINHAS

Lamento muito não ter assistido a mesa da escritora Lionel Shriver na FLIP. Para mim era impossível estar em Paraty na quinta-feira e também estive impossibilitado de acessar a internet para acompanhar a transmissão ao vivo.

No entanto, o Entrelinhas, da TV Cultura, fez uma entrevista espetacular com a escritora. O que mais me impressionou foi a maneira clara e determinada com que Lionel fala a respeito da maneira como escreve e dos temas que aborda em seus livros. Ela deve refletir muito sobre o ato de escrever em si. Se não me engano, Lionel frequentou cursos de escrita criativa e chegou a ministrar alguns desses cursos. Pode ser que venha daí essa habilidade em falar com metódo.

Fiquei longo tempo pensando no que ela diz: "Eu acho que a maioria dos leitores não está interessada na forma. A maioria dos leitores quer uma forma que se ajuste a história". De fato, deve ser isso mesmo. Os leitores estão muito mais preocupados em ler histórias. Mas em Precisamos falar sobre Kevin e O mundo pós-aniversário, por exemplo, a forma é um item muito importante e que faz toda a diferença. Em muitos outros livros também acontece algo bastante semelhante.

Mas acho que só se preocupam com a forma os escritores, críticos e estudantes de literatura. E a gente acha uma pena que a maioria dos leitores não dêem a menor bola para essas coisas. Lembram do romance Se um viajante, numa noite de inverno..., de Italo Calvino. Entre tantas coisas, o que o leitor e a leitora querem é achar um livro que lhes dê aquela sensação única, aquele prazer que só boas histórias são capazes de reacender. E, mais do que isso, ambos querem histórias que tenham começo e fim.

Depois do programa ir ao ar, acho que alguns trechos ficam disponíveis no youtube. Incorporei o vídeo a esse post porque recomendo vivamente a todos que assistam.



P.S.: Consegui descobrir no youtube um vídeo da mesa "de frente pro crime" - composta por Lionel Shriver e Patrícia Melo, com mediação de Arnaldo Bloch. Infelizmente o vídeo é bem curtinho e não dá tempo de termos uma sensação geral da mesa. Basicamente o vídeo mostra uma pergunta que foi dirigida a Lionel e outra a Patrícia.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário