terça-feira, 25 de outubro de 2011

DIÁRIOS DO VAMPIRO

Uma notícia direto da Feira de Frankfurt que passou meio despercebida: encontraram um caderno de notas de Bram Stoker, o famoso autor de Drácula. O material escrito entre 1871 e 1881 será publicado ano que vem na Inglaterra durante as comemorações do centenário de morte de Stoker. O título do livro será The Lost Journals of Bram Stoker. O lançamento deve coroar a boa fase da literatura sobre vampiros.

Impressiona o tamanho da obra deixada por Bram Stoker apesar da fama atribuída unicamente a Drácula. Ele escreveu outros onze romances de literatura fantástica e horror, além de inúmeros contos (incluindo contos de fada para crianças) e textos de não-ficção.

***

Curiosamente, enquanto escrevia esse texto esbarrei no conto "Vampire", de Robert Coover (em inglês). Nesse link é possível ouvir o próprio autor lendo o conto e conversando com um dos editores da revista Granta sobre a história. Traduzi um trecho logo abaixo:
"Era verão, quando ele saiu, mas agora é inverno e na calada da noite e ele está sozinho e vestido apenas com sua camisa de golfe e sua bermuda laranja e verde marcada. Ele é conhecido pela população local, amontoados em peles pesadas, que olham para ele com expressões de medo e horror. Ele é um cara simpático, mesmo entre estranhos, sempre disposto a pagar a primeira rodada, e ele acena e mostra o seu melhor sorriso, mas elas gritam e recuam, cruzando teatralmente". (traduzido do inglês por RR)
Além de escritor Robert Coover é um teórico bastante renomado na área da literatura em hipertexto e da narrativa multimídia. Sua obra é praticamente desconhecida entre nós - existe apenas uma antiga tradução para o português do livro Espancando a empregada (Espaço e Tempo, 1989). Na semana passada, Coover esteve no Rio de Janeiro participando do projeto Oi Cabeça. Encontrei apenas informações em blogs, parece que ele discutiu os novos gêneros literários produzidos em ambiente digital e apresentou um software muito avançado para o nosso tempo chamado CAVE (Cave Automatic Virtual Environment).

***

Fechando o tema, recomendo o conto Catorze anos de fome, de Santiago Nazarian publicado no livro Pornofantasma. O conto também está na segunda edição do fanzine Casmurros #2.

*imagem: reprodução.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário