quinta-feira, 13 de outubro de 2011

COMPLEXO LISA SIMPSON


De bobeira na internet acabei descobrindo um tumblr bem legal dedicado as referências literárias dos Simpson, com atenção especialmente voltada a Lisa Simpson. A irmã mais nova de Bart é muito inteligente para os seus 8 anos de idade (dentro da série ela tem um QI bem acima da média) e uma verdadeira devoradora de livros e revistas.

Nas mãos dela sempre aparece um exemplar da New Yorker, Harper's, The Atlantic, Paris Review, Wired etc. Do contrário ela está lendo A redoma de vidro (Sylvia Plath), As aventuras de Tin Tin (Hergé), O homem e super-homem (George Bernard Shaw), As correções (Jonathan Franzen) e livros de Jane Austen, Joyce Carol Oates, Gore Vidal, Tom Wolfe e muitos outros.

O tumblr, carinhosamente batizado de The Lisa Simpson Book Club, reune frames da série que mostram todas essas referências. Em esquema colaborativo, qualquer pessoa pode enviar um frame inédito ou avisar os organizadores sobre alguma descoberta que tenha passado despercebida.

Na imagem acima, Lisa está olhando para O arco-íris da gravidade, de Thomas Pynchon - aliás, segundo reza uma lenda o próprio autor participou da série dublando a si mesmo num episódio sobre a sua casa.

*Imagem: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário