quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A FEIRA DE FRANKFURT, HILDA HILST E ALBERT CAMUS

Hoje começa oficialmente a Feira do Livro de Frankfurt. Como você já deve ter lido em todos os lugares, essa é a feira de negócios mais antiga e mais importante do setor. As editoras do mundo inteiro devem se reunir para fechar negócios, comprar títulos e discutir os rumos do mercado editorial no próximo ano. Na pauta do dia não vão faltar assuntos como o futuro do livro, o leitor digital e os direitos autorais. Enquanto isso, nós ficamos com dois vídeos bastante interessantes.

O primeiro é uma animação feita por Mike McCubbins para o romance A queda, de Albert Camus. A história do advogado fazendo um exame de consciência num bar de marinheiros, em Amsterdã conseguiu ser traduzida com fidelidade para o formato. Destaque para a trilha sonora e para o rosto da personagem (uma folha) que faz referência direta ao título do livro.



O segundo vídeo é uma entrevista apimentada com a escritora Hilda Hilst para a TV Cultura. Foi no ano de 1990 por conta do lançamento do romance O caderno rosa de Lori Lambi. Hilda dispara sua metralhadora contra os editores e a seriedade da literatura. A frase mais interessante é "escritor quer ser lido". Não seria nada mal se as pessoas realmente passassem a ler nas cápsulas, nos trens e no banheiro. Reparem no aparente nervosismo da repórter ao final do vídeo e no desconcerto da escritora.



P.S.: Sobre a Feira de Frankfurt vale ficar de olho na literatura da Islândia (país convidado de honra dessa edição - será que teremos alguns títulos publicados por aqui?) e na série de medidas que o governo brasileiro está tomando para divulgar a nossa literatura no exterior. Os europeus e americanos estão bastante interessados na gente - pelo menos até 2013 quando seremos o país convidado.

*Vídeos: um deles achei aqui e o outro foi via meu amigo Fabio Justino.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário