quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RASCUNHO SELECIONA DEZ "NOVOS" ESCRITORES

A edição de setembro do Jornal Rascunho terá uma reportagem especial sobre a obra de dez romancistas brasileiros que estão começando agora. A edição deve circular na semana que vem, mas os editores anteciparam os nomes pelo twitter.

Especulando um pouco e fazendo pré-avaliações, a seleção me pareceu boa e joga luz em escritores que muitas vezes passam ao largo dos comentários e análises dos blogs e cadernos culturais. Certo, estou exagerando um pouco.

Alguns nomes são um pouco conhecidos, mas todos eles são praticamente "estreantes" na ficção. Bráulio Mantovani já conta com uma sólida carreira como roteirista de cinema; Eliane Brum publicou três livros de reportagens e crônicas; Ronaldo Wrobel publicou três livros, sendo dois romances e um de contos. A maioria também foi finalista ou ganhador de prêmios de literatura em anos recentes.

Abaixo a lista com os escritores que figuram na reportagem:

Braulio Mantovani (1963, São Paulo) - autor de Perácio - relato psicótico que foi publicado pela Leya Brasil. O romance foi finalista do Prêmio SP de Literatura.

Arthur Martins Cecim (1971, Belém do Pará) - autor do romance Habeas asas, sertão do céu! publicado pela Record. O livro foi ganhador do Prêmio Sesc de Literatura 2010.

Karleno Bocarro (1964, Fortaleza) - autor de As almas que se quebram no chão, lançado pela editora É. Muita gente comentou que o livro foi um dos grandes lançamentos do ano passado.

Cezar Tridapalli (1974, Curitiba) - autor de Pequena biografia dos desejos que saiu pela 7Letras.

Ronaldo Wrobel (1968, Rio de Janeiro) - um autor quase "veterano", tendo publicado Raiz quadrada e outras histórias (Bom texto), Propósitos do acaso (Nova Fronteira) e Traduzindo Hannah (Record). Esse último foi finalista do Prêmio SP de Literatura na categoria livro do ano.

Eliane Brum (1966, Ijuí) - autora do romance Uma duas publicado pela Leya Brasil.

LinkMarcelo Cid (1976, ?) - autor do romance Os unicórnios publicado pela 7Letras. Ele também organizou e publicou livros sobre crítica literária. Foi finalista do Prêmio SP de Literatura.

Javier Arancibia Contreras (1976, ?) - autor dos romances Imóbile (7Letras) e O dia em que eu devia ter morrido (Terceiro nome). Ele também foi repórter e publicou um livro-reportagem sobre Plínio Marcos. Imóbile foi finalista do Prêmio SP de Literatura.

Oscar Nakasato (1963, Paraná) - autor do romance Nihonji publicado pela Benvirá.

Gabriela Guimarães Gazzinelli (1982, Belo Horizonte) - autora do romance Prosa de papagaio (Record). Esse último ganhou o Prêmio Sesc de Literatura.

*imagem: reprodução twitter.
Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Acho que a lista ficou bacana.

    Só uma correção: a Grabriela Gazzinelli é, de fato, autora dos três livros citados, mas o único dentre eles que é um romance é o "Prosa de Papagaio". Os outros dois são de filosofia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, obrigado pelo toque! Informação já corrigida.

    ResponderExcluir