segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ESCREVA UM LIVRO EM SEMANAS...


... e arque com as consequências!

A edição deste mês da hiperconectada revista WIRED foi toda pensada em torno do tema "#RIOT" (ou 'motim', em bom português). Aparte toda a mobilização da revista em demonstrar que as redes sociais alimentam as "revoltas" sociais, há uma pequena página perdida dedicada a literatura. Não fala diretamente da relação entre a literatura e as rebeliões, mas dispara uma lista com cinco livros que foram escritos em pouquíssimo tempo e que causaram certo reboliço quando foram lançados. A lista recebe o simpático nome de "Speedy Scribes: The Price 5 Writers Paid for Flash Fiction" (algo como "Escribas velozes: o preço que 5 escritores pagaram pela ficção relâmpago") - em inglês, disponível para acesso.

Encabeçando a lista está Laranja mecânica, de Anthony Burgess. O livro consumiu apenas três semanas de trabalho e quando foi lançado deu uma tremenda dor de cabeça ao autor porque ele queria repudiar essa história, de acordo com a revista. Imagino que a adaptação para o cinema deve ter contribuído bastante para isso. Depois vem On the road - pé na estrada, de Jack Kerouac. Diz a lenda mais famosa que o livro foi escrito em 20 dias ininterruptos num único rolo de papel de 120 metros. A história não é falsa, mas já disseram Kerouac teria consumido todo o tipo de droga para se manter acordado quando na verdade ele bebeu apenas café. A lista segue com O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson (escrito em menos de uma semana depois de um pesadelo) e Sangue na neve, de Georges Simenon (escrito em quase duas semanas). O último livro é Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. Segundo conta a revista, Bradbury morava numa casinha com duas crianças barulhentas. Para resolver o problema ele alugou uma máquina de escrever na biblioteca da Universidade da Califórnia por 10 centavos a hora. Resultado: ele escreveu o livro em nove dias.

Depois de ler essas histórias a gente não pode mais acreditar naqueles escritores que dizem que escrever é lento, trabalhoso, difícil e até dolorido. Brincadeira! O trabalho pode ser rápido, mas as consequências podem ser complicadas.

*Imagem: reprodução das capas dos livros que aparecem na Wired em versão nacional.

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Valeu pela dica.

    Mas, ei, quanto rolo pra algo escrito em tão pouco tempo, né? Só li o Bradbury e o Burgess, mas acho que ficava feliz por ter escrito um desses dois livros em ritmo horrorshow de escrita.

    ResponderExcluir
  2. Cada um tem seu tempo, não é mesmo? Mas é de se admirar que esses livros tenham consumido tão pouco o tempo de seus escritores...

    ResponderExcluir
  3. Tuca, os dois livros são de fato fantásticos. Para Burgess deve ter sido uma maneira de espantar os fantasmas. Penso agora que ele não queria que o livro fosse cultuado, mas que deixasse as pessoas espantadas e com vontade de pensar sobre a violência e as suas consequências. Para ele as pessoas entenderam tudo errado - estou fantasiando. Quanto ao Bradbury foi um problema de crítica. Super recomendo On the road e O médico e o monstro.

    ResponderExcluir
  4. Maíra, pode parecer espantoso, mas tem gente que consegue escrever tudo de uma vez só!

    ResponderExcluir