sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A LITERATURA VAI AO CINEMA EM 2012

Estou preparando uma "série" de textos com coisas sobre as quais vamos falar bastante em 2012. De alguma maneira, essa "série" começou com os lançamentos de ficção previstos pelas editoras ao longo do ano. Agora listo os livros que vão ganhar adaptações para o cinema.

O trânsito entre literatura e cinema sempre existiu, desde a invenção do cinema. Não é coisa de agora. É um caminho natural, imagino. E um livro que vira filme sempre gera movimento: a pessoa que gosta do filme pode comprar o livro e recomendar aos amigos. É difícil ater-se apenas ao grau de fidelidade do filme para com o livro. Todo mundo sabe que as duas formas de arte são diferentes e tem suas particularidades. Há livros que quase não se deixam transformar em roteiros e imagens, assim como filmes que por mais que fossem exaustivamente descritos com palavras jamais poderiam repetir a experiência de ver uma tela com nossos próprios olhos. Estou falando aqui de maneira prosaica.

Se você sentiu falta de algum filme, por favor, deixe um recado nos comentários.

Hergé
Não é propriamente um romance, um conto ou uma novela. É quase isso. É a HQ Tintim, de Hergé. A aventura cinematográfica do intrépido repórter e seu fiel cão tem sido uma das mais comentadas da temporada. A direção de Steven Spielberg e toda a novidade tecnológica por trás da animação prometem. Lançamento em 20 de janeiro.

Stieg Larsson
O ano começa com o filme Millennium - Os homens que não amavam as mulheres. Será a primeira adaptação dos estúdios de Hollywood para o best seller mundial escrito por Stieg Larsson. O livro já tinha ganhado uma versão para o cinema na Suécia, mas não teve o mesmo apelo de marketing e foi pouco comentado. Na versão norte-americana a direção ficou nas mãos de David Fincher (diretor de Zodíaco, O curioso caso de Benjamin Button e A rede social) tendo Daniel Craig no papel de Mikael Blomkvist e a "novata" Rooney Mara dando vida a Lisbeth Salander. O livro faz parte de uma trilogia de sucesso e certamente haverá na sequência filmes para os outros dois livros. Lançamento em 27 de janeiro.

Jonathan Safran Foer
Extremamente alto & incrivelmente perto chega às telas de cinema com direção de Stephen Daldry (curiosamente o nome do filme ficou Tão perto e tão longe). Para a gente não esquecer os incidentes que aconteceram em 11 de setembro nos Estados Unidos e celebrar um grande romance contemporâneo. O elenco tem Tom Hanks, Sandra Bullock e Thomas Horn (o garoto da história que percorre Nova York em busca de encontrar a fechadura que corresponde à misteriosa chave deixada pelo pai). Lançamento em 2 de março.

Guy de Maupassant
Os diretos estreantes Declan Donnellan e Nick Ormerod preparam uma versão para o romance Bel Ami, de Guy de Maupassant. O elenco tem Uma Thurman, Christina Ricci e Robert Pattinson. O lançamento nos Estados Unidos e Inglaterra está previsto para março.

Jack Kerouac
On the road - pé na estrada, a bíblia da geração beat finalmente vai ganhar uma versão cinematográfica. O filme será dirigido por Walter Salles com produção de Francis Ford Coppola (que comprou os direitos de filmagem do livro em 1979). O ator Sam Riley (estrela do filme Control sobre a banda Joy Division) fará o papel de Sal Paradise e Garrett Hedlund (o mocinho de Tron - o legado) será Dean Moriarty. O elenco ainda tem Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Amy Adams, Elisabeth Moss, Tom Sturridge e Terrence Howard. O lançamento está previsto para junho.

F. Scott Fitzgerald
Um clássico de 87 anos aparentemente invencível. Depois de virar até um jogo de videogame, O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald ganha sua terceira adaptação para o cinema. O livro virou filme pela primeira vez em 1949 com direção de Elliott Nugent. A versão mais conhecida foi feita em 1974 com direção de Jack Clayton e roteiro de Francis Ford Coppola. O elenco tinha Mia Farrow e Robert Redford nos papéis principais. O responsável por atualizar a história contada por Fitzgerald será Baz Luhrmann (de Moulin Rouge - amor em vermelho). Dessa vez o casal Jay Gatsby e Daisy Buchanan será interpretado por Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan. Promete ser um olhar renovador e fantasioso sobre a Era da Grande Depressão. Lançamento previsto nos Estados Unidos e Inglaterra para dezembro.

Yann Martel
O diretor Ang Lee (Razão e sensibilidade e Brokeback Mountain) vai levar ao cinema uma adaptação de A vida de Pi, de Yann Martel. O romance ganhou o Man Booker Prize em 2002. Conta a história do menino indiano Pi Patel que depois de um naufrágio permanece preso num bote com um tigre, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A primeira tradução para o português saiu em 2004 pela Editora Rocco e uma nova edição saiu em 2010 pela Nova Fronteira. Lançamento previsto nos Estados Unidos e Inglaterra para dezembro.

Don DeLillo
Ainda não foi confirmado, mas parece quase certo que David Cronenberg deve estrear sua adaptação de Cosmópolis, de Don DeLillo ainda esse ano. Boatos dão conta de que o filme deve ser lançado até o outono norte-americano. O filme tem Robert Pattinson, Paul Giamatti e Juliette Binoche. A confirmar.

***ATUALIZAÇÃO***

Lionel Shriver
Esqueci de comentar a adaptação do eletrizante romance de Lionel Shriver, Precisamos falar sobre Kevin. A história da mãe que precisa lidar com o fato de seu filho ter sido autor de um massacre no colégio em que estuda foi dirigida pela escocesa Lynne Ramsay (este é seu terceiro longa metragem). Tilda Swinton vive Eva Khatchadourian. O papel lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz - drama. A editora Intrínseca prepara uma edição especial do livro com capa inspirada no cartaz nacional do filme. Lançamento em 20 de janeiro.

Outros
Estréia hoje O espião que sabia demais baseado em livro de John Le Carré. O elenco tem Gary Oldman, Colin Firth e Tom Hardy. Tem também o novo filme de Guy Ritchie para o personagem mais famoso dos romances policiais, Sherlock Holmes.

*Imagem: reprodução do Google.

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Acabei comprando o da Shriver, ainda que seja com a capa do filme (perdi a frescura quando vi a diferença de preços). Vamos ver se é tão bom quanto o filme.

    (Normalmente, quando o livro é meio best-sellerzão tipo O código Da Vinci, eu costumo gostar mais do filme por cortar muita besteirada adoidada do livro. Vamos ver como será essa leitura -- disseram que é bem escrito, pelo menos.)

    ResponderExcluir