segunda-feira, 4 de março de 2013

NAS BANCAS DE REVISTA


Nessa semana, o caderno Link (do Estadão) publicou a tradução de um artigo instigante chamado "Profetas digitais" assinado por Steven Poole. Em resumo, o jornalista fala sobre os cibergurus e suas tantas teorias que até agora não deram em nada. Pior do que isso é saber que toda essa revolução tem como único objetivo beneficiar as grandes empresas de tecnologia e seu antigo modelo capitalista com nova roupagem. Assim, o tão falado fim da mídia e do sistema editorial como o conhecemos está tão distante da gente quanto os canais de Marte. Recomendo a leitura!

Embalado por esse espírito provocativo, fiz um giro pelas revistas literárias que vão agitar a temporada e que estão disponíveis nas bancas de revista e livrarias bem próximas da sua casa. De preferência em versão impressa.

O fim do verão...


A revista serrote promete manter o clima da estação e esquentar os seus neurônios. O novo número tem um texto inédito de Paulo Ronái sobre o escritor Honoré de Balzac; tem um ensaio do professor de literatura Michael Wood e do escritor Colm Tóibín sobre a maneira como as famílias de Marcel Proust e John Cheever tiveram influência na construção de suas obras; tem também um ensaio de Thomas Mann sobre a existência, um verbete do alfabeto serrote assinado por Emílio Fraia e muito mais. A revista circula com duas capas diferentes que juntas formam a capa de O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald desenhada por Eugênio Hirsch, designer austríaco que fez inúmeras capas de livros para a editora Civilização Brasileira.


Em breve, Curitiba deverá se tornar a capital das revista literárias. Acaba de surgir a revista Jandique que pretende divulgar nomes inéditos e consagrados da literatura paranaense. O primeiro número tem textos de ficção assinados por Manoel Carlos Karam, Luiz Felipe Leprevost, Assionara Souza, Alexandre França, Fabiano Vianna e Eduardo Capistrano. Já a veterana Arte e Letra: Estórias chega a vigésima edição batizada com a letra "T". Tem contos de Thomas Wolfe, Roberto Arlt, Miguel de Unamuno, Vinicius Jatobá, Luisa Geisler, Vanessa C. Rodrigues e muitos outros. O jornal Rascunho segue robusto na edição de março tem entrevista com Xico Sá, ensaio sobre Cormac McCarthy, mais ficção inédita de Vinicius Jatobá e Luiz Ruffato e muitas resenhas.

... e o começo da primavera


Enquanto isso, nos Estados Unidos e na Europa, a primavera promete ser animada. A revista Paris Review comemora 60 anos trazendo na capa uma bela foto de George Plimpton - fundador da lendária revista. Além das entrevistas, ensaios e textos de ficção haverá um baile de primavera que promete agitar a noite literária de Nova York. Aos interessados um aviso: o ingresso para a festa custa a módica quantia de $600,00.

A Granta (versão inglesa) também está com novo número. O tema é "Betrayal" - tem um texto de ficção de Ben Marcus, autor de The Flame Alphabet um dos melhores romances do ano passado segundo a crítica norte-americana.

Falando nisso, Portugal finalmente terá sua versão da revista Granta. O primeiro número será lançado em maio pela editora Tinta-da-China e terá como tema o "eu". O nome dos escritores que vão participar dessa edição corre em segredo. Por enquanto, o organizador da revista confirmou que haverá textos de oito escritores portugueses vivos e um escritor já falecido. O lançamento dá continuidade a estratégia da Granta de ampliar os domínios de sua marca para além do território da língua inglesa. No Brasil, a revista foi lançada em 2007. O último número foi publicado em novembro do ano passado com o tema "Medidas extremas".

*Imagem: divulgação.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário