segunda-feira, 25 de março de 2013

OS BASTIDORES DA LITERATURA - POR EVANDRO AFFONSO FERREIRA



Se fosse um blog de celebridades o título desse texto seria "POLÊMICA, POLÊMICA, POLÊMICA!!!" - assim mesmo, com caixa alta e muitas exclamações. Não é o caso. Talvez caiba aqui aquela famosa fala de Hamlet: "Há algo de podre no reino da Dinamarca". Adaptando a fala e melhor dizendo, alguma coisa está podre no reino da literatura brasileira.

Na próxima quarta-feira, o escritor Evandro Affonso Ferreira promete um choque de realidade ao colocar muita lenha na fogueira ardente dos bastidores do mundo literário. Ele vai contar tudo o que sabe sobre os jogos de interesse, as vaidades, as panelinhas, as armações e a bajulação em torno dos escritores.

A palestra faz parte do Curso Livre de Preparação do Escritor que a Casa das Rosas organiza com o intuíto de estimular e apoiar a criação literária.

Será verdade ou mentira? Será realidade ou ficção? Quem viver, verá!

***

Para quem não sabe, Evandro Affonso Ferreira nasceu na cidade de Araxá (MG), em 1945. É autodidata. Estreou na literatura em 2000 com o espantoso livro Grogotó! - apresentado por José Paulo Paes e elogiado por Moacyr Scliar. Depois publicou Araã!, Erefuê, Zaratempô! e Catrâmbias! Com o romance Minha mãe se matou sem dizer adeus recebeu uma indicação para o Prêmio SP de Literatura. Perdeu esse, mas pelo mesmo livro ganhou o Prêmio APCA de Literatura. Seu mais recente romance O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam recebeu menção no prêmio Casa de Las Américas.

*Imagem: reprodução Google.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário