quinta-feira, 14 de março de 2013
TAN TWAN ENG GANHA O MAN ASIAN LITERARY
O ganhador do Man Asian Literary Prize 2013 vem da Malásia (mas posso dizer que ele é um habitante do mundo já que vive em Kuala Lumpur, Cidade do Cabo e Londres). Tan Twan Eng, de 41 anos, levou o prêmio por seu segundo romance The Garden of Evening Mists. O livro é ambientada durante a ocupação japonesa na Malásia e conta a história de uma estudante universitária chamada Yun Ling Teoh que busca consolo para a morte da irmã entre as plantações de Cameron Highlands até que os segredos da floresta começam a aparecer.
O autor disputava o prêmio com Musharraf Ali Farooqi (Paquistão), Hiromi Kawakami (Japão), Jeet Thayil (India) e Orhan Pamuk (Turquia - ele concorria com o romance Silent House publicado em 2010 e ainda inédito em português).
Tan Twan Eng (autor também inédito no Brasil) vem de uma impressionante trajetória crítica e participação em prêmios. Ele publicou seu primeiro romance em 2007, The Gift of Rain, e apareceu na lista de indicados ao Man Booker Prize daquele ano. Não conseguiu chegar a final, mas seu romance teve visibilidade e foi traduzido para o italiano, espanhol, grego, romeno, tcheco, sérvio and francês. Com The Garden of Evening Mists, ele foi novamente indicado para os finalistas do Booker Prize e perdeu para Hilary Mantel.
Não conseguiu das outras vezes, mas conseguiu agora. Alguém para ficarmos de olho.
*Imagem: divulgação do Man Asian Literary Prize.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário