terça-feira, 19 de março de 2013

UMA REVISTA ARGENTINA E CINCO AUTORES VENEZUELANOS



Todo mundo sabe da rixa entre brasileiros e argentinos (cof!), mas por causa das notícias do papa recém-eleito acabei descobrindo que nossos hermanos tem uma revista literária chamada La Balandra/Otra Narrativa. Ela foi criada em outubro de 2011 com o intuíto de divulgar novos autores, estimular o debate literário e atrair atenção dos leitores para tudo o que acontece no mercado editorial daquele país. Há também um espaço dedicado aos autores estrangeiros - já teve Eslováquia, México, Croácia e Japão. Além do site, onde você pode encontrar um pequeno aperitivo sobre cada edição, a revista tem uma versão digital que custa $5 dólares para leitores fora da Argentina.

A quinta edição acaba de ser publicada e traz na capa a instigante pergunta "¿Es más difícil escribir novelas que escribir cuentos?" (É mais difícil escrever romances do que contos?). Tem opiniões, entrevistas, depoimentos e uma seleção que demonstra a vitalidade da literatura venezuela - escolha acertadíssima considerando que todos os olhos estão voltados para a Venezuela e seu futuro político. Os cinco escritores parecem desconhecidos não só por aqui (na América que fala português), mas também por lá (na América que fala espanhol). Como está escrito no texto de apresentação assinado por Dayana Fraile: "A certeza de que a literatura venezuelana é uma das menos difundidas na América do Sul brilha na minha frente...".

Por isso, fique de olho nesses escritores venezualos:

Roberto Martínez Bachrich - professor do Departamento de Literatura Latino-Americana da Faculdade de Letras de Universidade Central da Venezuela. Seu livro mais conhecido é Las guerras íntimas.

Ana García Julio - jornalista e mestranda em Literatura Venezuelana foi vencedora do Prêmio de Narrativa para Escritores Inéditos de Monte Ávila Editores em 2005 por Cancelado por lluvia.

Mario Morenza - leitor de Antonio Lobo Antunes e Augusto Monterroso ficou em segundo lugar no Prêmio Universidade Nacional de Literatura pelo livro La senda de los diálogos perdidos.

Gabriel Payares - nasceu em Londres e mudou-se para Caracas aos 3 anos de idade. Mestre em Literatura Latino-americana, ganhou o Concurso de Autores Inéditos da Monte Ávila Editores, em 2008, pelo livro de contos Cuando Bajaron Las Aguas. Colabora com diversas revista e jornais acadêmicos e acaba de publicar Hotel.

María Alejandra Rojas - ganhadora do V Concurso Nacional de Narrativa Salvador Garmendia pelo livro Todas las noches parece y otros relatos.

Detalhe: todos ainda são inéditos no Brasil.

*Imagem: reprodução do site da revista.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário