sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MURAKAMI FAVORITO AO PRÊMIO NOBEL

Se tem uma coisa que deixa a gente animado nessa época do ano é especular sobre o provável ganhador do prêmio Nobel de Literatura. O anúncio chega a ser tão esperado quanto aquele peru de Natal da sua tia ou aquele show de final-de-ano do Roberto Carlos. Adivinhar o nome do ganhador é tão difícil quanto acertar os números da Mega-sena - a Academia Sueca gosta muito de surpreender. No ano passado, muita gente dava como certa a vitória de Adonis, poeta e ensaísta sírio. No fim, o prêmio ficou em casa, pois quem acabou levando foi Tomas Tranströmer, poeta sueco.

Para esquentar os motores, a famosa casa de apostas Ladbrokes já está aceitando palpites. O lugar é um termômetro certeiro. Por enquanto, quem está na frente é o escritor japonês Haruki Murakami, seguido pelo chinês Mo Yan (inédito por aqui), pelo holandês Cees Nooteboom, pelo albanês Ismail Kadare e pelo sírio Adonis.

Figuram na lista, um tanto desacreditados, nomes como Philip Roth, Cormac McCarthy (eterna promessa), Chinua Achebe, Thomas Pynchon, Umberto Eco, Don DeLillo e Joyce Carol Oates. Lá atrás ainda aparecem o português Antonio Lobo Antunes e o brasileiro Ferreira Gullar - empatado com Jonathan Franzen, Per Petterson, Jonathan Littell, Paul Auster.

O anúncio será feito em outubro.

***

Enquanto o Nobel não chega, ficamos de olho no Prêmio SP de Literatura cujo os ganhadores serão anunciados em setembro. Como no ano passado, a organização do prêmio vai promover encontros com os finalistas: três na capital e quatro no interior do Estado. O primeiro bate-papo em SP (capital) acontece nesse domingo (26/08) na Biblioteca de São Paulo com Edmar Monteiro Filho, Eliane Brum e Suzana Montoro. O próximo será em 01/09 com Domingos Pellegrini, Paulo Scott e Silvio Lancellotti. O último será em 09/09 com Chico Lopes, Luiz Ruffato e Tatiana Salem Levy. Em todos os encontros a mediação será de Adriana Couto.

Uma pena que não existe um equivalente a Ladbrokes para o Prêmio SP de Literatura. Alguém está a fim de compartilhar/especular os ganhadores?

***ATUALIZAÇÃO: informalmente diga pra mim, nos comentários, qual o seu palpite para os ganhadores do Prêmio SP de Literatura - na categoria veterano e estreante. Não precisa ficar com medo, ninguém está vendo o seu voto (é tudo confidencial).

Se você não sabe, os finalistas estão aqui.

* Imagem: reprodução da Wikipédia.

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Michel Laub, com seu Diário da queda, é meu favorito disparado.

    Domingos Pellegrini na lista me faz pensar em quantos buracos eles tinham que preencher na lista: um disparate. Se ganhar, então, haverá ataques terroristas literários.

    Adriana Lunardi: ainda não li o livro, mas ficaria feliz com um segundo lugar pra ela.

    Paulo Scott: a cada dia cresce minha antipatia com seu título. Por um lado, por tudo que soube do livro: não me atrai nem um pouco. Por outro, por uma implicância meio boba: o "livro do ano" foi, desde março, o Diário da queda; daí Scott lança, aos 45 do segundo tempo, e todo mundo esquece de quem publicou no começo do ano. Parece o Oscar, com um monte de filme sendo lançado no final/começo do ano pra ser lembrado nas indicações: afffffffff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voto para o Michel Laub na categoria veterano computado. Quem vc votaria para estreante?

      Excluir
    2. Bah, torço pela Eliane Brum, cujo romance dizem que é bom... Não conheço quase nenhum dos outros. Mas não rola votar no Bagno (estreante? como assim?) nem no Fuks (escreve bem, mas, se já achei meio chatinho o conto da Granta, imagina um romance inteiro daquilo?).

      Mas creio que o Fúks leva essa, por todo o efeito Granta e tal.

      Excluir
    3. contei o seu voto - mas será mesmo que o efeito Granta é assim tão poderoso?

      Excluir