quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UM PRÊMIO LITERÁRIO DEMOCRÁTICO!

Daqui há um mês vai começar a oitava edição do Tournament of Books. Para quem não conhece trata-se um campeonato anual entre 16 livros mais comentados ou ignorados da temporada norte-americana se enfrentam a fim de saber qual deles é o melhor (ou qual deles consegue convencer todo um júri especializado em literatura). Ao todo são quatro grandes rodadas em esquema mata-mata. Quem tiver melhor avaliação do júri segue na disputa até a grande final.

Tudo começou como uma conversa despretensiosa entre Kevin Guilfoile, John Warner e os editores do site themorningnews.org, Andrew Womack e Rosecrans Baldwin. Cansados daquelas premiações literárias arbitrárias e protocolares, eles tiveram a ideia de criar um prêmio que envolvesse algum drama, debate e muitas discussões. O torneio ainda permite a participação dos leitores no Zombie Round - livros que não entraram na competição "oficial", mas que os leitores acham que mereciam estar lá.

Justificar qual livro merece continuar na disputa não vai uma tarefa fácil para os jurados considerando que estão concorrendo escritores como Julian Barnes (ganhador do Man Booker Prize), Teju Cole, Jeffrey Eugenides, Chad Harbach, Haruki Murakami e Téa Obreht.

A lista completa dos 16 livros é essa aqui:

The Last Brother, de Nathacha Appanah
The Sense of an Ending, de Julian Barnes
Open City, de Teju Cole
Lightning Rods, de Helen DeWitt
The Sisters Brothers, de Patrick deWitt
A trama do casamento, de Jeffrey Eugenides
The Art of Fielding, de Chad Harbach
Stranger’s Child, de Alan Hollinghurst
Salvage the Bones, de Jesmyn Ward
1Q84, de Haruki Murakami
A noiva do tigre, de Téa Obreht
The Cat’s Table, de Michael Ondaatje
State of Wonder, de Ann Patchett
Devil All the Time, de Donald Ray Pollock
Swamplandia, de Karen Russell
Green Girl, de Kate Zambreno

*Os livros com título em português já foram lançado por aqui ou tem previsão de lançamento em breve. Julian Barnes vai sair pela Rocco; Teju Cole e Jeffrey Eugenides vão sair pela Companhia das Letras; Chad Harbach vai sair pela Intrínseca (provavelmente no ano que vem); Haruki Murakami vai sair pela Alfaguara.

No ano passado a disputa foi bastante apertada. Jennifer Egan com seu A visita cruel do tempo (recém-lançado pela Intrínseca) desbancou o favoritismo de Jonathan Franzen e seu comentadíssimo Liberdade. Olhando para os ganhadores das outras edições é possível ver que a disputa só tem peixe grande:

2011: A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan
2010: Wolf Hall, de Hilary Mantel
2009: Compaixão, de Toni Morrison
2008: A fantástica vida breve de Oscar Wao, de Junot Díaz
2007: A estrada, de Cormac McCarthy
2006: Por acaso, de Ali Smith
2005: Cloud Atlas, de David Mitchell

Qualquer semelhança do Tournament com a Copa de Literatura Brasileira não é mera coincidência - o nosso tornei foi inspirado no Tournament e tem uma tradição de quatro edições. Aliás, todo mundo anda na torcida por notícias sobre a edição 2012.

A ação do Tournament of Books começa dia 7 de março. Da primeira rodada haverá tensão na disputa entre 1Q84 versus The Last Brother e The Art of Fielding versus Open City. Ainda dá tempo de tirar o atraso e se aventurar nas leituras. Façam suas apostas!

*Imagem: reprodução da tabela do Tournament of Books.
Share/Save/Bookmark

5 comentários:

  1. A tradução do titulo do livro da Jennifer Egan ficou como a A Visita Cruel do Tempo, ao contrario do que foi descrito.

    http://www.intrinseca.com.br/site/2012/01/a-visita-cruel-do-tempo/

    ResponderExcluir
  2. Pow, já está na hora de anunciarem os candidatos da Copa de Literatura desse ano, né? Acho que ano passado eles anunciaram Logo em janeiro e o primeiro jogo foi no último dia de fevereiro.

    Tá demorando esse ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2010 parece que a Copa não aconteceu. A edição do ano passado foi 2010/2011. Vamos aguardar.

      Excluir
    2. Estava dando uma olhada nos outros anos do ToB. Muito legal a escolha dos livros. Estou lendo "Quarto" de Emma Donoghue (já na metade) e aproveitei para ler os embates pelos quais o livro passou, o que inclui duas vezes ter batido de frente com Freedom, de Franzen, e perdido. Por enquanto tenho concordado com as decisões. Quero ver depois de ler o livro de Egan pra ver se continuo achando isso.

      Excluir