quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

NOTAS #35

Biblioteca particular
Uma nova mania está rondando a internet nesse momento: fotos das bibliotecas mais bonitas do mundo. Afinal, todo leitor que se preze tem verdadeira obsessão por conhecer todas as bibliotecas que existem no planeta por mais exotica que sejam. A escolha dessas listas que circulam na web não tem nenhum critério crítico muito rigoroso. Vale pela arquitetura do prédio, pela distribuição simétrica de livros nas estantes, pela importância da coleção, pelo bom gosto de quem seleciona etc. Para além das bibliotecas públicas, todo leitor ainda carrega consigo uma grande curiosidade pela biblioteca de seu escritor favorito. Ali podemos ter pistas dos livros preferidos daquele sujeito ou até suas eventuais influências – por que não? Foi pensando nisso que o blog Work in Progress (do pessoal da editora norte-americana Farrar Straus & Giroux) publicou algumas fotos da biblioteca do escritor Michael Cunningham. Acreditem, o apartamento dele em Nova York tem estantes nas paredes do banheiro.

Vampiros na literatura
O centenário de morte do escritor Bram Stoker vai fazer você recordar que os vampiros são criaturas realmente assustadoras. Para provar isso, a
Horror Writers Association vai premiar o melhor romance sobre vampiros dos ultimos cem anos. Os seis concorrentes escolhidos pelo juri da associação foram: A hora do vampiro, de Stephen King; The soft whisper of the dead, de Charles L Grant; Eu sou a lenda, de Richard Matheson; Anno Dracula, de Kim Newman; Entrevista com o vampiro, de Anne Rice; e Hotel Transylvania, de Chelsea Quinn Yarbro. Todos de arrepiar. O vencedor será anunciado em 31 de março.
Retrato falado
Tem gente que não gosta de assistir um filme e depois ler o livro porque fica imaginando as personagens com o mesmo rosto daquela atriz bonita ou daquele ator famoso. Para esses melhor mesmo é usar a nossa imaginação. No entanto, tem gente que discorda e morre de curiosidade de imaginar um rosto real para aquele personagem tão amado ou odiado. Na falta de adaptações para o cinema, o tumblr The Composites resolver dar uma ajudinha para essas pessoas. O tumblr cria imagens usando um software destinado a criar retratos falados pela policia. Há uma extensa galleria com Emma Bovary (de Madame Bovary), Humbert Humbert (de Lolita), Juiz Holden (de Meridiano de sangue), Daisy Buchanan (de O grande Gatsby), entre outros. Na foto o retrato falado de Kevin (de Precisamos falar sobre Kevin).

Guerra de Canudos
Os sertões, de Euclides da Cunha acaba de ganhar uma reedição na França. O livro que Blaise Cendrars sonhou em traduzir algum dia saiu pela editora Métailie com tradução do português assinada por Jorge Coli e Antoine Seel. Recentemente, Os sertões também ganhou uma elogiada reedição nos Estados Unidos, pelo selo Penguin Classics.

Minicontos
Você está sem tempo para se dedicar aos livros? Há quanto tempo você não chega perto de uma obra de ficção? Não quer falar sobre isso? Calma, tenho uma solução para você. Que tal ler alguns minicontos do escritor Rinaldo de Fernandes? São 32 histórias-pílulas com no máximo três linhas publicadas no Jornal Rascunho. Se você preferir pode ler uma por dia – não leva nem um minuto. Não tem desculpa.

*Imagens: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário