terça-feira, 2 de novembro de 2010

HENRY JAMES: O MESTRE DO ROMANCE


Nos últimos anos a escritora Jane Austen teve uma misteriosa ascensão literária. Da noite para o dia seus romances começaram a ser reeditados aos milhares. Depois surgiram os mashups, os quadrinhos, os filmes, os vídeos no youtube e os artigos nos jornais. Porém, ela não está sozinha nesse resgate. Parece que o destino reserva os mesmos louros ao escritor Henry James.

Desde 2002, uma série de livros está sendo escrita tendo o escritor como objeto de estudo ou como personagem principal de suas tramas. Alguns de seus principais livros também estão ganhando novas reedições. O fenômeno é difícil de explicar. Seja qual for a verdadeira razão, ninguém pode negar a qualidade da obra de Henry James e o seu legado teórico para as futuras gerações.

Do homem teórico, por exemplo, posso dizer que ele foi o responsável por uma das principais formulações a respeito do foco narrativo no romance. Segundo dizem, a experiência de James com o teatro lhe deu gabarito para desenvolver romances em que a cena e o diálogo são os responsáveis pelo desenvolvimento da ação. Também é nesse momento que ele formula sua teoria sobre o narrador. Vou explicar de modo prosaico: para ele a figura do narrador no romance deveria se disfarçar numa personagem em terceira pessoa. Tal personagem deveria organizar a história, refletir e mostrar ao leitor tudo o que está se passando. Por isso a aversão dele aos romances em primeira pessoa ou com narradores que fazem muitas interferências na história.

As reflexões de Henry James estão reunidas numa série de prefácios que ele escreveu para alguns de seus romances e foram publicadas no livro A arte do romance - saiu pela editora Globo Livros com organização de Marcelo Pen.

Os grandes destaques da obra de Henry James são seus três últimos romances: As asas da pomba, de 1902; Os embaixadores, de 1903; e A taça de ouro, de 1904. Nesses livros, ele conseguiu apurar sua técnica narrativa, trabalhar muito bem a composição das frases e a escolha de cada palavra e explorar os drama humanos de maneira magistral.

No Brasil, A taça de ouro foi publicado pela editora Record. O mesmo livro ganhou no ano passado uma edição de bolso pela Best Bolso, um selo da editora Record. As asas da pomba saiu pela Ediouro em 1998, mas a edição está esgotada e pode ser encontrada apenas em sebos. Já Os embaixadores, livro que era inédito por aqui, vai ganhar este mês uma edição caprichada pela Cosac Naify. A tradução ficou a cargo de Marcelo Pen. A edição ainda terá textos de Modesto Carone e Ian Watt, além de prefácio escrito pelo próprio Henry James.

Outros livros de Henry James que já foram publicados no Brasil desde 2001: Os espólios de Poynton; A fera na selva; Pelos olhos de Maisie; Um peregrino apaixonado e outras histórias; Retrato de uma senhora e A volta do parafuso.

*imagem: reprodução Guardian.

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Olá, boa noite. Vc escreveu em seu texto que uma série de livros está sendo escrita tendo o escritor Henry James como objeto de estudo ou como personagem principal de suas tramas. Vc poderia enumerar quais são elas? Ou melhor, vc pode me dizer onde tenho acesso à essas obras? Obrigada, desde então.

    ResponderExcluir