Luka e o fogo da vida retoma um outro romance escrito por Rushdie, Haroun e o mar de histórias. Luka tem apenas doze anos e almeja ser como seu pai, Rashid Khalifa, e seu irmão mais velho, Haroun. No entanto, depois de provocar um incêndio acidental num circo que está na cidade, Luka vê seu pai cair num feitiço mortal. A única maneira de quebrar o feitiço e salvar Rashid Khalifa da morte é roubando o Fogo da Vida. Assim, Luka inicia sua jornada pelo Mundo da Magia a fim de enfrentar diversos obstáculos para conquistar seu objetivo.
Rushdie coloca na história diversos elementos das mitologias antigas e contemporâneas além de inserir outros elementos que lembram o universo dos videogames - recomendo a leitura de Luka e os videogames, em que Daniel Galera fala dessa ligação.
Para promover o livro nos Estados Unidos, a editora Random House colocou um booktrailer cinematográfico na internet. Também é possível ouvir o próprio Rushdie lendo um trecho do livro em inglês para um podcast da revista Vanity Fair. Por aqui, o livro foi lançado pela Companhia das Letras em edição caprichada com tradução de José Rubens Siqueira - tem um trecho em português aqui.
*imagem: reprodução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário