terça-feira, 16 de novembro de 2010

REVISTA GRANTA NO BRASIL E NO MUNDO

A revista Granta já é velha conhecida de todo mundo que gosta de acompanhar assuntos do universo literário. Com muita história para contar, a revista inglesa criou um formato consagrado que mistura textos inéditos de ficção, poesia e ensaios assinados por escritores renomados, escritores estreantes e críticos consagrados. Enriquecendo os textos caudalosos há espaço para desenhos, pinturas e ilustrações - arte primorosa que casa muito bem com o conteúdo. Cada edição tem um tema principal que orienta o olhar da revista.

Para você ter uma ideia a Granta já teve em suas páginas Martin Amis, Saul Bellow, Raymond Carver, Nadine Gordimer, Milan Kundera, Ian McEwan, Gabriel Garcia Marquez, Salman Rushdie e muitos outros. A cada dez anos a revista tem preparado especiais para revelar novos escritores americanos e europeus.

A Espanha ganhou uma versão da revista seguindo o mesmo formato e aproveitando também o conteúdo da versão inglesa. Na 11ª edição, lançada esse ano, os editores publicaram um especial com os melhores jovens escritores em espanhol. De olho no mercado internacional, o próximo número da versão inglesa terá o mesmo tema e vai publicar os mesmos autores.

O Brasil também tem uma versão da Granta em português. Criada em 2007, a revista é publicada pela editora Alfaguara e está lançando este mês sua 6ª edição com o tema "Sexo" - os outros cinco temas foram "Os melhores escritores norte-americanos", "Longe daqui", "Vários autores - seleção de William Boyd" e "Família".

O tema "Sexo" foi assunto da 110ª edição da versão inglesa, mas a versão brasileira usou apenas uma parte desse conteúdo e acrescentou textos de autores brasileiros. Tem Marie Darrieussecq, Mark Doty, Dave Eggers, Lynn Barber, Anne Enright, Nell Freudenberger e Gary Shteyngart. Entre os brasileiros estão Rodrigo Lacerda, Ricardo Lísias, Reinaldo Moraes, Luiz Vilela, Antonia Pellegrino e os poetas Chacal e Antonio Cicero.

Como apontou Daniel Benevides no caderno Ilustrada, é uma pena que tenha ficado de fora os textos de Roberto Bolaño, Tom McCarthy e Herta Müller. Os três escritores foram muito comentados ao longo de todo esse ano. Bolaño, por exemplo, pode ser escolhido o autor do melhor livro do ano.

De qualquer forma, a Granta em português coloca a gente em contato com vários textos que poderiam passar em branco por aqui. Espero que a revista cresça e faça projetos em conjunto com a versão em espanhol e em inglês. Maneira de colocar a nossa literatura em circulação antes de 2013 quando seremos os convidados de honra da Feira de Frankfurt.

*imagem: divulgação.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário