domingo, 11 de julho de 2010

KHADJI-MURÁT - A VIDA DO GUERREIRO NAS MÃOS DE TOLSTÓI

*imagem: divulgação

Novela de Liev Tolstói ganha nova edição no Brasil.

Esse ano comemora-se o centenário de morte do escritor russo, Liev Tolstói. Ele é um dos maiores nomes da literatura russa ao lado de Dostoiévski, Gorki e Tchekhov. Para comemorar a data, a novela Khadji-Murát, com tradução e prefácio de Boris Schnaiderman, chega as livrarias em edição caprichada da editora Cosac Naify.

Anna Karenina e Guerra e paz são os livros mais famosos de Tolstói. Sobretudo porque são romances caudalosos em que acompanhamos a vida do povo russo em longos panoramas. Mas como diz Boris Schnaiderman no prefácio da edição, Tolstói tinha uma preocupação com a forma que essa novela teria. Por isso, diferentemente de seus livros mais conhecidos, Khadji-Murát é uma novela curta que se concentra nos momentos mais importantes do drama vivido pelo guerreiro do Cáucaso.

De maneira impressionante, Tolstói entrega Khadji-Murát a toda sorte de conflitos. Murát, a personagem principal, passa para o lado dos russos querendo se vingar de Chamil, seu inimigo. Mas os russos são inimigos dos tchetchenos e custam a acreditar em Murát. Com sua família refém de Chamil, Murát se vê preso a um destino que não pode mudar. Se retornar para Chamil será morto. Se ficar ao lado dos russos, sua família poderá morrer e logo ele terá o mesmo destino. A figura de Khadji-Murát fascina os moradores do Cáucaso ao mesmo tempo em que intriga os russos. De alguma maneira ele encarna diversos papéis: é um herói, um traidor, um guerreiro, um santo, uma figura mítica e um homem comum.

A história do guerreiro tchetcheno é escrita com grande precisão de detalhes por duas razões aparentemente: Liev Tolstói, ainda jovem, participou da guerra do Cáucaso quando serviu como oficial do exército russo; mais tarde, enquanto escrevia o livro fez uma grande pesquisa sobre a vida de Khadji-Murát e levou muito tempo para chegar a composição final.

A experiência adquirida na guerra e a maturidade do final da vida resultam em um livro bem produzido. Temos não só a história particular da guerra travada por Murát, mas também a denúncia de questões da sociedade russa vítima da tirania imposta pelo Czar.

Por essa razão, Khadji-Murát pode ser recomendada para um leitor que nunca teve qualquer contato com outro romance de Tolstói. O que não quer dizer que os antigos leitores do autor russo vão se decepcionar. Pelo contrário, essa novela é fundamental para entender o percurso vivido pelo escritor ao longo de sua obra.

Khadji-Murát
Liev Tolstói
Tradução: Boris Schnaiderman
Cosac Naify






Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário