quarta-feira, 28 de julho de 2010

TRÊS LIVROS SOBRE CIGARRO...

O cigarro está fora de moda. Na literatura, um fumante que tem acabar com o seu vício sempre acaba nos contando alguma história. Seja ela divertida, filosófica ou política. Portanto, escolhi três livros cujo tema principal é o cigarro.

---------------------------------------------------------------

ENGOLIDO PELAS LABAREDAS
David Sedaris
Companhia das Letras

Além de escritor, David Sedaris é showman americano que usa a sua própria experiência de vida para nos contar histórias hilariantes. Alguns relatos muito engraçados que estão nesse livro falam da luta de Sedaris para conter o seu vício ao cigarro. Nesse percurso, ele relembra do primeiro maço até os últimos tragos que deu em um cigarro. Sedaris chegou a ser comparado a Woody Allen, mas o tipo de humor que ele faz parece muito mais ácido e politicamente incorreto. Leitura altamente recomendada.
---------------------------------------------------------------

O ÚLTIMO CIGARRO
Henri-Pierre Jeudy
Sulina

Será que um cigarro é capaz de nos fazer afundar em pensamentos profundos? Ainda mais quando temos a sensação de que esse será o nosso último cigarro. E um romance pode de fato nos causar algum tipo de vício danoso? Um romance pode se comparar a um cigarro? Todos esses devaneios e muitos outros acontecem nesse livro graças a uma questão simples: para ou não parar de fumar? Afinal, onde está o nosso direito de decidir, de ter prazer?
---------------------------------------------------------------

A GUIMBA
Will Self
Alfaguara

Você ainda não conhece Tom Brodzinski, mas ele será responsável por um história surreal. Atirar uma guimba de cigarro pela janela foi o único gesto que ele fez para dar início a todos esses acontecimentos. Mais um detalhe importante deve ser mencionado: ele estava tentando parar de fumar. Quem mais poderia escrever um livro como esses senão Will Self? Decidido a continuar seu projeto de criticar a cultura moderna, Self faz uma alegoria sobre as leis anti-tabagistas e ao colonialismo político, com direito a momentos que lembrar Kafka, Graham Greene, JG Ballard, William Burroughs e Hunter S. Thompson.

*imagens: divulgação.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário