sábado, 24 de julho de 2010

FAMA E ANONIMATO: OS ESCRITORES BRASILEIROS MAIS RECLUSOS

O blog Flavorpill fez um post sobre os autores mais reclusos do século XX (In Defense of Privacy: The 20th Century’s Most Reclusive Authors) defendendo o direito a privacidade dos escritores que abriram mão da vida pública para escrever livros - e no caso de Harper Lee, o isolamento foi tamanho que ela até abandonou a literatura de vez. A lista incluí ainda Marcel Proust, J.D. Salinger, Thomas Pynchon e Cormac McCarthy.

Como diz o blog: "Na era em que a autopromoção é difundida em apenas 140 caracteres, a ideia de um autor recluso parece tanto contra-intuitiva e estranhamente romântica".

Inspirado por essa ideia resolvi descobrir quais são os nossos escritores mais reclusos, mais avessos à aparição em público, mais isolados da imprensa. Nas minhas rápidas pesquisas e até onde pude me lembrar, encontrei três renomados eremitas: Raduan Nassar, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca. Curiosamente os três cursaram Direito, deixam claro que suas obras falam por si e são vistos apenas nas redondezas onde moram.

RADUAN NASSAR

Imagine que você é um escritor de sucesso, ganhador de importantes prêmios literários, uma verdadeira promessa da nova literatura brasileira. E de repente, no auge de sua carreira, você resolve abandonar tudo e parar de escrever. Foi mais ou menos isso o que aconteceu com Raduan Nassar. Até hoje muita gente não consegue compreender o que o levou a fazer isso. Nassar diz que para escrever é preciso ter paixão, vontade de dizer alguma coisa que seja verdadeiramente interessante. Para ele, essa sensação acabou.

Desde então, Nassar resolveu cuidar de sua criação de coelhos e raramente aparece ou fala sobre o assunto. A última entrevista que ele concedeu foi para a série Cadernos de Literatura do Instituto Moreira Salles, em 1996.

Num dos momentos dessa entrevista ele diz: "Nunca pensei em expor qualquer teoria a respeito do meu minguado trabalho, nem vejo sentido nisso. Ou esse trabalho fala por ele mesmo, sem o socorro de qualquer suporte teórico, ou deve ser descartado".

Raduan Nassar escreveu Lavoura arcaica, Um copo de cólera e Menina a caminho e outros textos (contos). Um detalhe: toda a obra dele foi escrita entre os anos 60/70.

DALTON TREVISAN

Eis o caso de um escritor que tem tanta fama de recluso que acabou virando um mito. Do tipo, personagem de si mesmo. Ganhou até o apelido de Vampiro de Curitiba - mas nem pense nesses vampiros modernos. Dalton Trevisan foi fotografado pouquíssimas vezes e concedeu raríssimas entrevistas. Pode parecer exagero, mas parece que sua última e única entrevista foi para o repórter Mussa José de Assis, do Estadão, em 1972. Além disso, saiu alguma coisa aqui e ali.

Para suprir essa lacuna, alguns jornalistas chegaram a inventar entrevistas fictícias com Trevisan falando do atual estado da literatura. Inclusive, algumas delas são hilariantes e até passariam por verdadeiras, não fosse a fama de ermitão que ele tem.

Ao contrário de Nassar, Dalton Trevisan continua escrevendo e sua obra é bastante extensa. Dizem que ele é visto passeando por Curitiba, de dia e à noite.

RUBEM FONSECA

Quem o conhece pessoalmente diz que ele é uma pessoa simples, afável e de ótimo humor. Aliás, Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, escreveu um texto delicioso em sua coluna no blog da editora falando sobre como a obra de Fonseca chegou até as suas mãos. Porém, os jornalistas e os leitores sabem que Rubem Fonseca não gosta de aparecer e nem de dar entrevistas.

Mas nem sempre foi assim. Parece que antes da famosa reclusão, Rubem Fonseca dava palestras e falava longamente sobre seus livros. De uma hora para outra ele cansou e resolveu sumir. No entanto, as histórias de luxúria e violência que povoam os seus contos e romances aguçam a curiosidade de muita gente. Novos escritores, estudantes, críticos, jornalistas e leitores querem ouvir o que ele tem a dizer sobre a sua literatura.

Recentemente, Fonseca fez uma rápida aparição na Livraria da Vila em São Paulo para o lançamento do livro de Paula Parisot. Na ocasião, ele até falou rapidamente com a imprensa e com o público que estava por lá. Fora isso, ele é visto no calçadão das praias cariocas, anonimamente.

Rubem Fonseca é dono de uma grande produção literária e continua escrevendo novos livros. Sua obra agora está sendo reeditada pela editora Leya aqui no Brasil.

* imagens: reprodução do Google.

Share/Save/Bookmark

29 comentários:

  1. Adorei o post, dessa história do Raduan Nassar eu não sabia :)

    ResponderExcluir
  2. É de fato uma história muito intrigante, né? Dá uma olhada nos Cadernos de Literatura - acho que lá tem uma material bem completo sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. DENTIDADE DO FAMOSO C.S. SCRIBERIUS-
    Na verdade é um senhor de 61 anos.
    Seu nome: Carlos Roberto Lopes de Souza – Mora em Barra de Pirai- Trabalha na Contec Negócios Rua Barão do Piraí, Conjunto 101/102, Centro, Piraí – RJ – CEP: 27175-000
    Telefone: (24) 2431.0017 / NEXTEL: 78354303 – ID131*3266
    E-mails: contato@contecnegocios.com.br

    Seu blog onde tem uma foto do tão misterioso autor: mediacompainel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO FAKE ,diferentemente de John Twelve Hawks que nunca conheceu o seu editor e se comunica através da internet e um celular por satélite, o recluso e obscuro escritor C.S. Scriblerius , segundo seu agente na tentativa de desqualificar algumas especulações, afirma que sobre o obscuro escritor C.S. Scriblerius,o mesmo é menos sofisticado e raramente usa a internet ou muito menos telefone,e ao que parece dispara em tom de gozação: as suas mensagens são trazidas por um “corvo como pombo-correio”.Verdade ou não, talvez esta afirmação seja apenas uma alegórica referência a seu alterego ,o mágico Magister MaskMelin ,que usa esse expediente como meio de comunicação,assim,mantendo seu paradeiro e esconderijo desconhecido. FONTE WIKIPEDIA....NADA HAVER TAL INFORMAÇÃO!

      Excluir
  5. Antonio Pedro Gonçalves4 de fevereiro de 2013 às 10:59

    O autor C.S.Scriblerius mora na Escócia ,perto do lago Ness...E pelo que pesquisei sua misteriosa vida é só revelada em escritos lançados pelo seu agente ,pois,o mesmo segunda a Wikipédia não gosta de aparelhos eletronicos e se comunica atraves de pássaros (corvos).Bem,talvez estejam confundindo Scriblerius com Carlos Castaneda,o autor do livro famoso "Erva do Diabo",que teria nascido no Brasil, em 1935, no extinto município de Juquerimã, hoje Mairiporã Um parente - pelo lado paterno do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, famoso pela sua notável participação internacional durante a Segunda Guerra mundial relator da aprovação do Estado de Israel.

    ResponderExcluir
  6. olha que pesquisei sobre o autor C.S.Scriblerius Wikipédia...



    Assim, esses autores se transformam em verdadeiros “personagens” no mercado editorial, depois de lançar seus trabalhos tornando-se arredios, recluso e se escondendo nas sombras, e ficando muitos, conhecidos apenas pelos seus agentes literários e representantes comerciais.Certamente, um desses casos foi devido ao inesperado sucesso do "Percyfaw Code” (Código Percyfaw) que circula pela web traduzido numa série de textos, artigos, verbetes enciclopédicos e diversos hoax copiados de parte do e-book publicado pela IntercontinentalPress,uma reconhecida agencia internacional representando famosos autores e os mais tradicionais comics do mundo.Devido a esta estratégia virtual disponibilizado o conteúdo do texto por tempo determinado em seu site, chamou a atenção do público para C.S Scriblerius,que como escritor muito pouco se sabe,talvez, devido às implicações da temática descritas na reprodução deste manuscrito prefaciado pelo desconhecido autor.O conteúdo de“Percyfaw Code” (Código Percyfaw),é uma espécie de dossiê secreto do mágico espião Magister MaskMelin[1] .Uma misteriosa controvertida figura desaparecida no início da Segunda Guerra e que se converteu em personagem meio biográfico, meio ficcional, um verdadeiro hoax que tem suas vertentes em sites, blogs e diversas wikis e buscadores de pesquisas do universo virtual.Dentro desta concepção onde a ficção e a realidade se misturam, este dossiê é achado num antigo baú empoeirado, agora com logotipo do mágico Magister MaskMelin, mas segundo os seus escritos , pertenceu ao mago inglês da era elisabetano,o famoso John Dee, arrebatado pelo mágico na década de trinta num leilão em Londres.




    Modelos e Inspirações Literárias

    O incógnito e obscuro autor Scriblerius, desta forma fica convencido de ter encontrado seu modelo no altar da grande arte literária, ao desenvolve um estilo com inéditos desdobramentos virtuais, personagens reais e cuja base lendária e temática mesmo sendo diferenciada, é inspirada fortemente em dois escritores britânicos e um americano.O primeiro deles, John Ronald Reuel Tolkien (1892 - 1973),[4] considerado por muitos como o melhor escritor de fantasia de todos os tempos, onde se destacam folclóricas pesquisas presentes em seus livros como o “O Senhor dos Anéis”; o segundo a escritora J.K. Rowling,[5] autora da série “Harry Porter”, um fenômeno internacional, e finalmente, o americano Dan Brown,[6] que apresenta uma enorme quantidade de informações também baseadas em pesquisas históricas, no livro bestseller “O Código da Vince”, que serve apenas de exemplo de fórmula de sucesso.Todos, no entanto um marco divisório no mercado editorial, conseguindo levar milhões de leitores a ler seus livros, e assim, abrir caminhos e portas para muitos outros autores.
    O Escritor Fantasma e Alter egos


    O RESTO É PAPO FURADO!

    ResponderExcluir
  7. Da Wikilusa, a Enciclopédia de Portugal

    C.S. SCRIBLERIUS

    O escritor (também conhecido como o escritor sem rosto para seus fãs) é o autor do controvertido manuscrito Percyfaw Code, de 2007 que constitui um secreto dossiê do mágico Magister MaskMelin,um mágico espião desaparecido no início da Segunda Guerra é aparentemente um alterego de Scriblerius , uma maneira de encobrir sua identidade real até agora desconhecida. Alguns acreditam, que esse nome seja um pseudônimo de vários outros autores e devido a temática abordada se especula que possa ser o autor conhecido Thomas Pynchon ou mesmo John Twelve Hawks. Entretanto,diferentemente de John Twelve Hawks que nunca conheceu o seu editor e se comunica através da internet e um celular por satélite, o recluso e obscuro escritor C.S. Scriblerius , segundo seu agente na tentativa de desqualificar algumas especulações, afirma que sobre o obscuro escritor Scriblerius,o mesmo é menos sofisticado e raramente usa a internet ou muito menos telefone,e ao que parece em tom de gozação, mas, um “corvo como pombo- correio”, talvez esta forma seja apenas uma alegórica referencia a seu alter ego ,o mágico Magister MaskMelin ,que usa esse expediente como meio de comunicação,assim,mantendo seu paradeiro e esconderijo desconhecido.

    Todas as informações biográficas sobre sua experiência se baseia nas seguintes fontes:


    • Desde de 2006 artigos na Wikipedia ,Magicpedia e demais Wiki pelo mundo

    • Desde 2007 artigos na Metapedia em inglês e português

    • Desde 2007 artigos na Wikilusa

    • Diversos Blogs sobre o personagem Magister MaskMelin e C.S. Scriblerius

    • Em 2008 o nome MaskMelin atinge milhares de pontos no buscador Google.

    Quanto a sua biografia inicial em alguns site, são restritas a apenas uma linha: "O obscuro C.S. Scriblerius, um escritor sem rosto. Em algum momento em 2007, essa linha desapareceu e foi substituído por "C.S. Scriblerius é o autor do e-book “Percyfaw Code”de estrondoso sucesso na web.

    As informações a seguir vem de poucas fontes publicadas, e na sua maioria vindas da internet. Ao que parece e baseado nas entrevistas de seu agente a um site que diz:”ele não tem planos para ir a público",e a respeito de sua identidade, completa: "Ele vive em algum lugar do Brasil ,recluso, mas, como um homem normal sob o sol de alguma praia , e, morando em frente a uma lagoa,pois como os Celtas ,acredita nos poderes mágico que se escondem dentro de suas águas”.
    Índice

    ResponderExcluir
  8. Tudo marketing é brasileiro a informação esta correta!!! Seu segundo livro esta sendo traduzido em inglês e será lançado pela Amazon.com, lógico que o mistério vende não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,acho que sua revelação e totalmente sem fundamento ou tem algum outro interesse que não está claro.Para que não haja mais dúvidas sobre o fato acesse o link http://wikilusa.com/wiki/C.S._Scriblerius.

      Excluir
    2. The Mysterious Writer Without a Face C.S.SCRIBLERIUS

      Among an I number every time larger of authors that walk in the shadows detached the mysterious C.S. Scriblerius, believed is a pseudonym as of Twelve Hawks. The mysterious man without face announces his production as a writer that nobody saw and whose identity is the subject starting from their writings pages. Everything that it is known about those authors and their works as ””Percyfaw Code””,de Scriblerius, made available by limited time as e-book in an apparent strategy of marketing of enormous success in the web and ””The Traveler””, Twelve Hawks published amid the style of Hollywood hype where disembarked in the list bestseller of the newspaper The New Times.The mysterious to Thomas Pynchon’s same style, Philip Roth, JD Salinger,B.Traven, Cormac McCarthy, authors C.S. Scriblerius and Twelve Hawks “live out of the grating”, meaning that you chose roads no so conventional in the market editorial, using like this other means for popularization of their works,and, hindering of they be tracked.

      E-BOOK MAGICAL MISTERY TRAVEL

      Excluir
  9. Eu prefiro anotar e aguardar, o tempo dirá quem tem razão.

    ResponderExcluir
  10. Antonio soares do nascimento30 de março de 2013 às 16:25

    Depois dessa revelação bombática(SIC) ,sobre o paradeiro do escritor sem rosto,acho que ESTÁ INFORMAÇÃO VEM SE JUNTAR A CENTENAS DE OUTRAS QUE CIRCULAM NA WEB!!!Há anos muitos outros informes estão aparecendo na web dizendo que o autor é siglano de tal,mora em tal lugar e sua foto está no blog x.Acredito que seja um viral para confundir a mídia ...O MISTÉRIO FICA MUITO MAIOR A CADA DIA...Já lí de tudo sobre o tal autor,que desde muito vem sendo confundido e gente se passando pelo mesmo em todo mundo.Bem,acredito que o mesmo seja ingles,e veio ao Brasil para pesquisar e deixou rastros e por aqui,por isso muitos por aqui devem até dizer que seja o escritor sem rosto para que pessoas tolas comecema divulgar quem seja o autor.Oescritor usa técnicas de despistamento para confundir ,pois,sabe que em cada lugar sempre tem um tolo que acredita em alguém que se passa por ele.Esperto e inteligente como seus escritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é esperto, não! É um aproveitador, boa-vida, não tem um centavo aparente, mas tem dinheiro em banco.Se aproveita de pessoas boas, mulheres, principalmente, que tem grana! Fica de olho para se aproximar de cada uma e tirar proveito.

      Excluir
    2. Acho uma tremenda bobeira ,essa de falar coisas sem noção sobre literatura.Vamos aproveitar o espaço para comentarmos sobre a obra do autor...O resto é falta do que dizer ou perda de tempo de quem só quer fazer intriga.A propósito lí que o autor foi convidado através de seu agente para vir no evento literário de Paraty.

      Excluir
  11. Meu Deus, eu pensei que só eu tinha caído na dele!!! Estou pasma!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...MULHERES.

      Excluir
    2. Helena Freitas Rodrigues24 de junho de 2013 às 18:28

      E eu também estou caída na dele,lí seus livros e adorei ...Puxa,muito interessante o que escreve ...Acho que essa estória do escritor sem rosto muito intrigante e poderia virar filme...

      Excluir
    3. MARIA DE FATIMA SILVA22 de julho de 2013 às 18:25

      PUXA,EU TAMBÉM ESTOU CAÍDA POR ELE....Adorei seu livro MAGICAL MISTERY TRAVEL...

      Excluir
    4. candice berthamme araujo30 de julho de 2013 às 16:00

      Puxa,estou também caída na dele....LÍ SEU LIVRO MAGICAL MYSTERY TRAVEL publicado na Amazon...ADOREI!Indico para MULHERES SENSÍVEIS!

      Excluir
  12. Puxa,alguém sem noção, escrevendo mágoas ...Cada coisa que aparece na net.. .A propósito estou a procura do e-book Percyfaw Code...Quem souber como comprar meu email é suzanabliling@hotmail.com.Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana,já lí a tradução em castelhano deste e-book que foi disponibilizado pela biblioteca Gutemberg e adorei,muito bom e trata de assuntos ao estilo de "O CÓDIGO DA VINCE".Acredito que o encontre na Amazon.com ou em blogs literários .Procure a tradução em castelhano,pois,em inglês circulou na net ,mas desapareceu.Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigado Tereza,encontrei depois de muito pesquisar num blog em espanhol,e estou adorando.O livro é muito bom,porém de leitura um pouco difícil por ser em outro idioma .Mas,estou gostando.RECOMENDO!

      Excluir
  13. KKKK...CADA DIA MAIS MISTÉRIO...AQUI EM BELZONTE TEM UM AUTOR QUE NUMA PALESTRA NA MINHA FACULDADE DEU A ENTENDER QUE ERA O TAL ESCRITOR SEM ROSTO...JÁ LÍ QUE MUITAS PESSOAS SEMPRE SE PASSAM PELO AUTOR INGLES.INCLUSIVE NA ESCÓCIA,ESTADOS UNIDOS,CANADÁ E ATÉ NO MÉXICO!

    ResponderExcluir
  14. Diferente do trabalho e estilo de Hawks, autor Scriblerius tem uma performace de Philip Roth [3] em" The Ghost Writer ", comentando sobre as aventuras de seu alter ego Nathan Zuckerman, um jovem autor convencido de ter encontrado seu modelo no escritor recluso na ilustração de EI Lonoff [4], que viveu uma vida pacata em Berkshire, longe das distrações do writer. No mundo, da mesma forma Scriblerius desenvolve seu escritor místico semelhante ao do romance fantástico de Roth . Assim, Scriblerius prefaciar seu mais conhecido alter ego, a pessoa desaparecida magia espião duplo, Magister MaskMelin, personagem do e-book "Código Percyfaw", um tipo de espião Maskmelin e seu secreto dossier do mágico relacionado no e-book "Magical Mistery Travel. Ficcional? O Maskelyne mágico concebeu um plano para usar ocultista britânico Aleister Crowley, um acrônimo do agente oculto de Maskmelin [5], espião mágico de "The Circle Seven", também Secret Agent código de número 777, livro de referência com base nos escritos cabalísticos de Crowley é um coleção de artigos escritos por Aleister Crowley, que foi editada e introduzida pelo Dr. Israel Regardie. Maskelyne e Fleming ou irmão Peter Fleming, os agentes de "Lanterna" recrutou o "The Circle Seven" para enganar Rudolf Hess para tentar entrar em contato com uma célula de falso anti-Churchill ingleses na Grã-Bretanha, mas este plano não foi usado porque Hess voou para a Escócia em uma tentativa de corretor de paz pelas costas de Hitler. O livro de Anthony Masters "The Man Who Was M: The Life of Charles Henry Maxwell Knight", afirma Fleming concebeu o plano que atraiu Hess no vôo para a Escócia em maio de 1941, para negociar a paz anglo-alemão com Churchill, e resultou na captura de Hess: esta afirmação ilustração misterioso controvertido desapareceu no início da Segunda Guerra Mundial e que se transformou em meia caráter biográfico, meio ficction, uma verdadeira farsa que tem suas encostas em sites, blogs e diversos wikis e buscadores de pesquisas do universo virtual. Ele prossegue em um determinado Scriblerius, na carreira do também misterioso Carlos Castañeda: "Em um esforço para se esconder atrás de um contraditório, pequena nuvem de dados ou de qualquer entrevista e deixou uma série de mistérios para trás quando construção e para nutrir seu enigma" . Sabe-se no entanto, que esse não é o caso, esses autores reclusos, seus talentos e suas obras falam muito mais do que uma estratégia simples sobre a atração de leitores para as suas obras, alguns autores ao usar tal arquivo só perdem leitores.Bem,o assunto gera controvérsias,e com certeza muitos passam como o famoso escritor sem rosto.

    ResponderExcluir
  15. pedro antonio guedes13 de junho de 2013 às 18:46

    Sem noção,como tem gente que perde tempo em escrever bobagens.Vamos comentar sobre a obra,e não sobre se o autor é beltrano ou...O CARA É BOM,E SABE FAZER BONS LIVROS...O resto é conversa de comadre...Quero saber onde posso encontrar o livro MAGICAL MISTERY TRAVEL.procurei nas livrarias e não encontro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Pedro.o livro MAGICAL MISTERY TRAVEL VENDE PELA AMAZON.COM E CUSTA $ 7.77 dólares.é muito bom...ESTOU ADORANDO A AVENTURA!

      Excluir
    2. Obrigado Liza,COMPREI O LIVRO.ESTOU ADORANDO ATÉ AGORA,POIS O LIVRO TEM QUASE 400 PGS.Uma pena que meu inglês ainda é básico.Mais, comprei para treinar minha leitura.Abraço

      Excluir
  16. Caramba,a cada dia me interesso mais por tudo que envolve o tal esc ritor sem rosto...Tem um blog que pesquisei de um tal Avilez que fala de viagem no tempo.E muita gente escrevendo sobre uns e outro...Na net tem em várias línguas alguém se dizendo ou escrevendo sobre o mistério...Quanto mais falam sobre mais o mistério crescer!

    ResponderExcluir