segunda-feira, 14 de abril de 2014

CASMURROS - QUATRO ANOS


O #Casmurros está fazendo aniversário e completando 4 anos!

Segundo a numerologia "4" é o número da estabilidade. Se isso for verdade, vocês podem esperar pelo menos um texto por semana pelos próximos 12 meses. Detalhe: não entendo nada de numerologia e estou reproduzindo o que me contaram n'alguma mesa de bar. Tomara que seja verdade.

Brincadeiras a parte, sei que estou bastante ausente do blog desde a metade do ano passado. Eu tenho escrito com muito menos frequência do que gostaria e juro que queria mudar isso (aliás, sempre quero mudar isso). Ainda mais agora que blogs de literatura estão com tudo (embora eu deva reconhecer que o #Casmurros não é um blog com formato tão tradicional - tem um pouco de tudo quando o assunto é prosa de ficção). Das duas uma: ou falta tempo, ou falta inspiração pra escrever. Ideias, como sempre digo, não faltam. Seja como for, o blog está em plena atividade. Leio, anoto e divulgo no twitter ou guardo para comentar mais tarde.

(PAUSA PARA UM LONGO PARÊNTESE: queria que o #Casmurros fosse um espaço não só de resenhas literárias, mas também de notícias, críticas, ensaios, curiosidades, observações e outras bobagens mais relacionadas à prosa. Algo que fosse bem diferente do que a gente vê nos jornais, revistas e cadernos culturais. Não sei se estou conseguindo cumprir a tarefa, mas tenho me esforçado).

Do ano passado até agora, fiquei contente de ter participado do Festival BaixoCentro (ler Mário de Andrade no meio da praça é algo extraordinário; conversar com a Maria José Silveira e o Bruno Zeni também foram experiências magníficas); de ter contribuído com o evento "Pynchon in Public"; de ter elegido a "musa da literatura brasileira" (apesar do barulho de indignação de muita gente - volto a dizer: era uma brincadeira); de ter publicado uma conversa entre John Jeremiah Sullivan e Geoff Dyer; de comentar como a rua e a mobilização das cidades também estão na literatura (em memória a Marshall Berman); de ter comemorado de forma singela os "100 anos de No caminho de Swann - Marcel Proust" (teve bigode pra tudo quanto foi lado); e principalmente, de ter participado da Copa de Literatura Brasileira avaliando dois grandes livros da nossa prosa mais recente: Habitante irreal, Barba ensopada de sangue, Diário da queda e O sonâmbulo amador.

Alguém anima organizar uma festinha com bebida gelada, música boa e papos à toa sobre as coisas da vida (e sobre prosa de ficção também). Por enquanto, a guisa de comemoração: uma nova edição do fanzine deve sair até o final da semana. Só posso adiantar que está incrível, acho que vai agradar muita gente.

Para encerrar, quero reforçar que o #Casmurros acontece de forma independente e sem nenhum patrocínio, felizmente ou infelizmente - dependendo do ponto de vista. Agradeço a ajuda de todo mundo que responde aos meus pedidos e apelos (incluindo as editoras, os meus amigos e as pessoas que eu encho o saco para fazer tudo acontecer). Como disse no "texto inaugural" continuo esperando que toda sorte de pessoas participe do blog comentando e também compartilhando seu jeito de ler as coisas.

Agora, segue o baile.
Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Parabéns pelos 4 anos espalhando conteúdo de qualidade! Nós blogueiros sabemos o quanto é duro manter um blog sem patrocínios; demorei um bom tempo até ter algumas parcerias com editoras (e nem são muitas, como vários blogs têm).

    Beijão e que o sucesso se multiplique!
    Livro Lab

    ResponderExcluir