segunda-feira, 16 de abril de 2012

CASMURROS - DOIS ANOS

No sábado foi dia de apagar duas velinhas. O Casmurros completou dois anos!

Estou aqui me castigando por não ter feito nenhum texto para registrar a data. Se dependesse da minha vontade tinha rolado uma baita festa com bebida gelada, música boa e papos à toa sobre qualquer coisa relacionada a ficção ("ou não", como diz um amigo meu). No entanto, eu estava muito ocupado nesse final-de-semana - deve ser a centésima vez que digo isso. Prometo suprir todo esse atraso o quanto antes e quem sabe até fazer uma festa. Quem topa?

No sábado, eu queria ter dito que fazer o Casmurros é uma diversão. Passo dias e noites acordado para cumprir minha difícil missão de encontrar uma miscelânea de assuntos ligados a ficção para compartilhar com vocês minha leitura de tudo isso. Juro que um milhão de ideias passam pela minha cabeça, mas escrevo bem mais lentamente do que gostaria por causa do danado do tempo - sem mencionar o raio da autocrítica que sempre aparece na última hora para censurar o que a gente escreve.

Para além do blog com uns texto bons e outros nem tanto, me orgulho de organizar o fanzine que do ano passado até agora criou bastante força. Ali apareceram textos de ficção e ensaios inéditos em português, prosa brasileira de qualidade e temas pouco usuais para o universo da literatura. Para o futuro, espero que o fanzine ganhe mais participação nacional sobretudo agora que estamos nos aproximando da seleção da Granta, da Feira de Frankfurt, da Copa do Mundo e das Olimpíadas. O Brasil é a bola da vez e acho que o fanzine precisa refletir o bom momento da nossa literatura.

O quarto número deve aparecer em breve junto com outras surpresas. Não vou contar nada para não causar expectativa e estragar o prazer de vocês. Melhor aguardar.

Para finalizar, quero dizer que o Casmurros acontece de forma independente e sem nenhum patrocínio, infelizmente. Agradeço a ajuda de todo mundo que responde aos meus pedidos e apelos (incluindo as editoras). Como disse no "post inaugural" continuo esperando que toda sorte de pessoas participe do blog comentando e compartilhando seu jeito de ler as coisas.

Muito obrigado!

* Dessa vez não tem imagem.
Share/Save/Bookmark

6 comentários:

  1. Parabéns, Casmurros!

    (Já reparou como tem um monte de blog literário bom fazendo aniversário na mesma época? Tá, ok, não é um monte, mas o Casmurros e o Meia são alvos de minhas visitas constantes.)

    Abraços, rapaz

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos 2 anos. Certamente, um espaço sempre interessante e atualizado sobre o que se passa, se passou e se passará com a literatura, em geral! Muitos outros anos de vida e sucesso (;

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos 2 anos.
    O Casmurros é minha leitura obrigatória diária.
    Abraços,
    Bruno
    Brasília/DF

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog e pelo sempre ótimo trabalho!
    Estou curiosa e ansiosa pelas novidades!
    Bjs, Juliana (O Espanador)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho, levado com uma seriedade impressionante, mesmo sem qualquer patrocínio.
    Priscilla

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Casmurros pelo importante trabalho que vem fazendo.
    Continue assim por muitos anos.
    Sucesso!

    ResponderExcluir