quarta-feira, 14 de março de 2012

DOCUMENTÁRIO E FICÇÃO: É TUDO VERDADE!

Na semana que vem começa o festival É Tudo Verdade dedicado ao cinema documentário. Daí você pode estar se perguntando: o que isso tem haver com prosa de ficção? Muita coisa. Ou melhor, três coisas: um documentário sobre Macedonio Fernández, outro sobre Jean-Claude Carrière e outro sobre Carolyn Cassady - a mulher de Neal Cassady e amante do escritor Jack Kerouac.

Macedonio Fernández é um documentário lançado em 1995 e dirigido pelo argentino Andrés Di Tella (diretor que ganhará uma retrospectiva no festival). O grande escritor Ricardo Piglia passeia por Buenos Aires para reconstruir a figura mítica de Macedonio Fernández - autor que continua exercendo até os dias atuais uma grande influência na literatura argentina. Não soa exagerada a afirmação de que para entendermos Jorge Luis Borges e Júlio Cortázar precisamos ler Macedonio Fernández. Recentemente a Cosac Naify publicou Museu do romance da eterna, livro inédito no Brasil com tradução de Gênese Andrade. Leitura altamente recomendada para quem deseja se aventurar no universo desse escritor.


O escritor e roteirista Jean-Claude Carrière também vira tema do documentário Carrière 250 Metros, dirigido por Juan Carlos Rulfo (filho do escritor Juan Rulfo). No filme Carrière refaz o percurso de sua vida pessoal que o leva a uma viagem em busca do diretor de teatro Peter Brook, o cineasta Milos Forman e o garçom de um hotel mexicano em que se hospedou com Luis Buñuel.


Para encerrar com chave de ouro os filmes ligados a prosa de ficção, o festival apresenta o documentário Com Amor, Carolyn, dirigido por Maria Ramstrom e Malin Korkeasalo. Jack Kerouac eternizou Neal Cassady, o muso inspirador de toda a geração Beat, na lendária personagem de Dean Moriarty. Entre o mito e a realidade estava Carolyn Cassady, a mulher que conviveu de perto com vários ícones fundamentais daquele movimento. Tudo o que ela tem para contar está bem distante da história que aparece em On the road - pé na estrada (lançado pela LPM com tradução de Eduardo Bueno). O documentário serve de aquecimento para o filme On the road, dirigido por Walter Salles com previsão de estréia em junho.

Vale a pena ver o trailer do documentário Com Amor, Carolyn com imagens incríveis de Neal Cassady dançando alucinado. Na semana passada também começou a circular na internet o trailer do filme On the road.

O festival É Tudo Verdade rola em São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 22 de março a 01 de abril. Em Brasília, de 10 a 15 de abril. Em Belo Horizonte, em maio. Detalhe: todas as sessões são gratuitas.

P.S.: não posso deixar de mencionar que também haverá exibição do vídeo Consideração do Poema, de Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz e Flávio Rosa de Moura que foi feito em comemoração do Dia D, dedicado a obra poética de Carlos Drummond de Andrade. Naquela época o vídeo circulou na internet, no youtube etc.

***

ATUALIZAÇÃO: se você ficou bastante interessado em assistir um desses documentários fique atento para os dias e horários de exibição. Por enquanto, só temos informações de São Paulo e do Rio de Janeiro. Logo mais deve sair as datas da itinerância programada para Belo Horizonte e Brasília. Não custa lembrar que a programação está sujeita a alterações.

Com Amor, Carolyn
Dir. Maria Ramstrom e Malin Korkeasalo

São Paulo
Dia 30/03 - Cinesesc, 17h
Dia 31/03 - CCBB, 19h

Rio de Janeiro
Dia 28/03 - CCBB, 10:30h
Dia 30/03 - CCBB, 18:30h

Macedonio Fernández
Dir. Andrés di Tella

São Paulo
Dia 23/03 - CCBB, 17h
Dia 28/03 - CCBB, 11h

Rio de Janeiro
Dia 29/03 - CCBB, 14:30h
Dia 01/04 - CCBB, 10:30h

Carrière 250 Metros
Dir. Juan Carlos Rulfo

São Paulo
Dia 24/03 - Cinemateca, 16h
Dia 01/04 - Cinesesc, 15h

Rio de Janeiro
Dia 26/03 - Espaço Itaú de Cinema Botafogo, 17h
Dia 01/04 - Oi Futuro Ipanema, 20h

Consideração do Poema
Dir. Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz e Flávio Rosa de Moura

São Paulo
Dia 28/03 - Cinesesc, 19h
Dia 30/03 - MIS, 14h

Rio de Janeiro
Dia 29/03 - Espaço Itaú de Cinema Botafogo, 19h
Dia 01/04 - Instituto Moreira Salles, 18h

*Imagens: divulgação Cosac Naify / reprodução internet e divulgação do filme.

Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Super ansiosa pelo filme On the Road... Pena que tem a participação da sem-gracinha Kristen Stewart.
    Muito bom o post, esses documentários prometem!

    ResponderExcluir
  2. POR FAVOR, SOU DE BELO HORIZONTE E SOLICITO DATA E LOCAL DO EVENTO.
    REJUVENESCERJA@GMAIL.COM TEL 90 31 34593761

    ResponderExcluir
  3. Comandante Astar Sheran, o festival acontecem em BH nos 24 a 28 de junho.

    ResponderExcluir