terça-feira, 15 de março de 2011

QUATRO REVISTAS

Está muito enganado quem acha que a internet e os e-readers estão acabando com as revistas impressas de literatura ou de humanidades. Na verdade os meios eletrônicos estão ajudando a divulgá-las ainda mais - será que está acontecendo uma revolução impressa desde que começaram a falar nisso? Eu, sempre que posso, comento e recomendo algumas delas por aqui. Já falei da Coyote, da Minotauro, da Caracol e do Rascunho (na verdade um jornal de literatura). Sem mencionar os cadernos de cultura dos jornais, as revistas semanais e mensais de informações e variedades (que breve ou longamente abordam o tema).

Quero recomendar mais quatro revistas:

ARTE E LETRA
A revista publicada bimestralmente pela editora de mesmo nome que fica em Curitiba. O foco é publicar ficção inédita de autores nacionais ou traduções inéditas no Brasil de autores estrangeiros. Tem espaço para textos clássicos e contemporâneos sempre acompanhados de boas ilustrações. No mês passado a revista chegou a edição nº 11 - Arte e Letra: Estórias L. O número tem contos de Victor Hugo, Rubén Darío, F. Scott Fitzgerald, Denis Diderot, Frank R. Stockton e quatro escritores de Porto Alegre: Rodrigo Rosp, Antônio Xerxenesky, Rafael Bán Jacobsen e Daniela Langer.


FICÇÕES
Parceria entre três editoras cariocas: Estação das Letras, 25 e 7Letras. A revista existe desde 1996, tendo em suas páginas textos de escritores consagrados e escritores a serem descobertos. Fez uma pausa para renovar as ideias e voltou com novo formato: a edição sai na internet e depois ganha uma versão impressa. Em dezembro do ano passado anunciou nova pausa com retorno prometido para esse mês. A gente pode folhear a edição nº 19 no site da revista enquanto a edição nº 20 não chega.




DICTA & CONTRADICTA
Revista semestral publicada em São Paulo pelo Instituto de Formação e Educação. Não aborda apenas assuntos ligados à literatura, trata-se de uma revista de humanidades com artigos e resenhas acadêmicas "mas sem academicismos". Lançada em dezembro do ano passado, a edição nº 6 tem, entre outras coisas, o conto Bravuras e bravatas, de Raimundo Carrero; a tradução do conto Na sala Virgínia, de Arlo Bates e o artigo Breve discurso sobre a cultura, de Mario Vargas Llosa.




CRISPIM
A revista é publicada pela editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco. Divulga textos de ficção e ensaios sobre literatura produzidos por estudantes da UFPE. A edição nº 2 tem textos de escritores consagrados como Antonio Carlos Secchin e Fernando Monteiro; tem ainda textos inéditos de escritores de Pernambuco, Paraíba e Angola, entrevistas, ensaios e resenhas.

*imagens: reprodução.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário