quarta-feira, 23 de março de 2011

TERREMOTO NO JAPÃO


O terremoto no Japão foi o principal tema da revista New Yorker dessa semana. Na capa uma ilustração criada por Christoph Niemann e batizada de "Dark spring" mostra o galho de uma cerejeira sobre um fundo preto. Achei o tributo muito bonito.

Entre os artigos que analisam as consequências do terremoto há um texto comovente do escritor Kenzaburo Oe. O autor fala sobre a recorrente ameaça nuclear presente na história recente do Japão: Hiroshima, Nagasaki, os teste atômicos no atol de Bikini e o estrago provocado pelo tsunami na usina de Fukushima.

Para completar ainda republicou U.F.O. in Kushiro, de Haruki Murakami - esse conto já tinha sido publicado pela revista em 2001, mas os editores da revista decidiram publicá-lo novamente nesse número dedicado ao Japão. A história faz parte do livro After the quake (inédito no Brasil) composto por seis contos relacionados ao terremoto que assolou a cidade japonesa de Köbe em 1995. É bem interessante observar olhar da ficção de Murakami para o sofrimento que seu país enfrentava naquele momento. Somente o amor e os acontecimentos surreais são capazes de ajudar na reconstrução daquilo que foi perdido. De alguma forma, uma coisa acaba ecoando a outra na ficção ainda que sejam dois incidentes distantes no tempo.

No site da New Yorker U.F.O in Kushiro está disponível somente para assinantes. No entanto, encontrei a história aqui - acredito que esteja completa.

*imagens: reprodução.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário