terça-feira, 23 de novembro de 2010

A ÁRVORE DE CÓDIGOS DE JONATHAN SANFRAN FOER


Jonathan Sanfran Foer é tido por muitos como um escritor superestimado e pretensioso por causa do estilo incomum dos seus livros. Basta ler Tudo se ilumina ou Extremamente alto & incrivelmente perto para perceber. No entanto, ele segue sendo apontado como um escritor talentoso e colecionando diversos prêmios aqui e ali. E por mais que tentem ignorá-lo qualquer movimento do rapaz sempre vem acompanhado de um grande burburinho. Seu novo livro Tree of codes é a maior prova disso.

Foer pegou o livro Ulica krokodyl ("A rua dos crocodilos" - em tradução livre), de Bruno Schulz e foi recortando palavras de uma página para criar buracos que permitissem ao leitor ver as palavras da página seguinte e assim por diante. Dessa forma, as páginas do livro se relacionam e criam uma nova história a partir do livro escrito por Bruno Schulz. Daí vem a ideia de "árvore de códigos", pois você pode ler o livro de diversas formas. Cada página corresponde a um galho que pendura palavras, que vão formando frases, etc.

A execução de Tree of codes ficou a cargo da editora Visual Editions - uma nova editora que investe em livros com projetos gráficos inovadores. A ideia foi recusada por diversas gráficas da Europa e todo o processo levou quase um ano para conseguir chegar ao resultado final perfeito.

Evidentemente esse experimento não resulta numa grande história. Tanto o pessoal da Visual Editions quanto Foer querem chamar atenção para a materialidade dos livros na era dos livros eletrônicos. Em entrevista a Vanity Fair, Foer disse que não tem nada contra os e-books. Sua vontade era criar um "livro-obra-de-arte" que fosse uma alternativa a essa tendência eletrônica surpreendendo os leitores com a forma que o livro tem.

É fato que o livro não vai vender milhões e o seu gesto não vai proclamar Foer o gênio de uma geração. Acho que embora a ideia soe pretensiosa, a intenção tem um resultado bem interessante. Basta ver esse vídeo com a reação das pessoas.

*imagem: reprodução / Visual Edition
Share/Save/Bookmark

Um comentário: