domingo, 30 de maio de 2010

ANTON TCHEKHOV - 150 ANOS NA CAIXA CULTURAL

Li na Ilustríssima de hoje (Folha de SP), que Anton Tchekhov será homenageado pela Caixa Cultural durante o mês de Junho. A comemoração será pelos 150 anos de seu nascimento. Haverá espetáculos teatrais, conferências e cursos sobre o autor. Um dos conferencistas será Boris Schnaiderman que traduziu inúmeros textos de Tchekhov para o português e escreveu diversos ensaios críticos sobre ele.

Paralelo a isso a editora L&PM está lançando uma coletânea de contos humorístico de Tchekhov, Um Negócio Fracassado e Outros Contos de Humor. A tradução desses contos é de Maria Aparecida B.P. Soares.

Eu estou lendo e recomendando também outro livro dele: A dama do cachorrinho e outros contos da editora 34, com tradução de Boris Schnaiderman. Aqui há 36 contos que variam entre o humor e a tragédia humana. Leitura indispensável para quem vai assistir a palestra do tradutor.

Ler Tchekhov é uma experiência de vida. Muitos autores e dramaturgos que escreveram ao longo do século 20 foram amplamente influenciados por ele. Aprendemos muito sobre os anseios dos homens e os pesares da existência. Os medos, os sonhos impossíveis, o desespero, a descrença e os desastres estão todos presentes mas carregados de uma esperança que nos enche a alma de alegria.

Por isso é altamente recomendável também são assistir as montagens das peças que ele escreveu. Haverá leituras na Caixa Cultural.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário