segunda-feira, 24 de maio de 2010

RELANÇAMENTO DOS ROMANCES DE PATRÍCIA MELO

A escritora Patrícia Melo está de editora nova, seus livros estão sendo publicados pela Rocco. Já foram relançados Accqua Toffana e O Matador. Devem ser relançados essa semana Elogio da Mentira e Inferno. Todas essas novidades serão uma boa oportunidade para os leitores conhecerem ou reavaliarem melhor o trabalho da escritora. Esse quatro romances, particularmente, me causaram bastante entusiasmo quando os li no primeiro lançamento nos anos 90.

Eu tenho a impressão de que até hoje Patrícia Melo não recebeu a atenção que merecia. Talvez pela comparação que fazem ao escritor Rubem Fonseca. Muita gente tem verdadeira aversão a ele e ao culto que os escritores mais novos dedicam ao seu estilo narrativo. Muito se diz por aí que Rubem Fonseca matou uma geração inteira de novos escritores.


Pensando assim seria um crime recomendar Patrícia Melo aos leitores mais novos. Mas é difícil evitar a recomendação por que os romances dela tratam de temas bastante próximos a nossa realidade cotidiana: a violência, a cidade de São Paulo ou do Rio de Janeiro, etc. Isso sem contar a grande agilidade com que os enredos são desenvolvidos, de maneira quase cinematográfica. E sinceramente, acredito que tratar os romances dela como um mero caso de influência é reduzir demais uma obra importante da nossa literatura contemporânea.


*imagem: divulgação

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário