sexta-feira, 28 de maio de 2010

A REDESCOBERTA DE CLARICE LISPECTOR


A editora Rocco finalizou em Março/2010 o projeto de reeditar os livros de Clarice Lispector. As novas edições ganharam capas com ilustrações bem legais e alguns romances foram relançados em tratamento especial - por exemplo, o romance A hora da estrela que vem acompanhado de um áudio-livro.

É difícil conhecer alguém que tenha lido Clarice Lispector e não tenha gostado. Acho que ela é o tipo de escritora, que por conta da maneira como escreve, aflora a sensibilidade dos seus leitores. Nunca me esqueço de Carla Camurati, a diretora de cinema, dizendo sobre a sua predileção pela escritora. Aliás, tem um texto dela falando sobre o conto de Clarice que ela mais gosta na coletânea Clarice na cabeceira - também editado pela Rocco.

Tenho vários romances e contos preferidos. A hora da estrela, primeiro o filme (direção de Suzana Amaral) e depois o livro, foi a minha porta de entrada no universo da escritora. Depois veio Amor, um conto do livro Laços de família, que me deixou inquieto por semanas. Em seguida foi Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. Nunca me esqueço meu medo diante de A paixão segundo GH. E meu entusiasmo diante de Água viva. E tantos outros.

Essa reedição é uma chance para novos leitores descobrirem Clarice (maneira como todos a tratam intimamente). E uma chance para lermos Clarice com olhos renovados. Acho que todas as vezes que relermos será sempre uma redescoberta.

Se você não conhece, mas quer conhecer, recomendo que começe pelos contos.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário