quinta-feira, 6 de junho de 2013

VOTAÇÃO: MUSA DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Na semana passada, o blog da Rafaela Gimenes organizou uma votação para eleger os musos da literatura brasileira contemporânea. Os dez concorrentes reúnem ao mesmo tempo beleza e talento suficientes que justificam a presença no páreo.

Foi pensando nisso, que resolvi organizar uma votação parecida. Portanto, cuecas de plantão, vamos eleger a musa da literatura brasileira contemporânea. Fique registrado que não estamos desprezando a beleza das escritoras das gerações antigas - Clarice Lispector, Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles estão na categoria hors concours. Aliás, os olhos de Lygia Fagundes Telles conquistaram até o ganhador do Prêmio Nobel, William Faulkner.

As candidatas aparecem na lista de forma aleatória, sem ordem de predileção. A seleção foi feita no esquema 'toró de ideias' - as dez primeiras escritoras que apareceram na lembrança. Use a caixa de comentários para manifestar algum nome que merecia estar na disputa e ficou de fora.

Vamos às musas:



1. Vanessa Bárbara
Além de O livro amarelo do Terminal, O Verão do Chibo (escrito em parceria com Emílio Fraia) e A máquina de Goldberg (HQ ilustrada por Fido Nesti), ela também dedica parte do seu tempo ao periódico A Hortaliça, traduz, faz preparação de texto e escreve para a revista Piauí e para o jornal Folha de SP. Ufa! O jeito tímido e irreverente são um charme a parte.



2. Marina Colasanti
Nasceu na Itália e veio para o Brasil em 1948. Aqui estudou e trabalhou como jornalista. Tem quarenta livros publicados sendo o primeiro, Eu sozinha, de 1968 e o mais recente, Passageira em trânsito, de 2010 - vencedor do Prêmio Jabuti. É uma senhora muito elegante e dona de lindos olhos claros.



3. Ana Paula Maia
É quase como a tigresa daquela canção do Caetano Veloso. Teve banda de rock, gosta de Quentin Tarantino, Dostoievsky e Sergio Leone, escreveu roteiro para teatro e cinema. Publicou quatro livros e participou de diversas antologias.



4. Adriana Lunardi
Apesar de ter nascido em Santa Catarina, já morou em Santa Maria, Porto Alegre, São Paulo e atualmente está no Rio de Janeiro. Publicou As Meninas da Torre Helsinque (1996), Vésperas (2002), Corpo estranho (2007) e A vendedora de fósforos (2011). Também trabalha como roteirista.



5. Cecilia Giannetti
Depois de participar de muitas antologias, publicou o romance Lugares que Não Conheço, Pessoas que Nunca Vi em 2007. Trabalhou como jornalista e roteirista. No momento está preparando novos romances.


6. Simone Campos
Ela é dona de uma beleza algo nerd porque usa óculos, adora videogame e ficção-científica. Publicou quatro livros e participou de muitas antologias - sem contar a participação em blogs e textos de ficção que foram escritos na internet. Sua experiência mais recente é OWNED - Um novo jogador, narrativa que usa recursos do videogame e outras mídias.



7. Tatiana Salem Levy
Nasceu em Lisboa, mas veio para o Brasil alguns meses depois. Leitora de Blanchot, Foucault, Deleuze e muitas outras coisas mais, publicou dois romances A Chave de Casa (2007) e Dois rios (2011). Antes disso, participou de diversas antologias.


8. Paloma Vidal
Ela nasceu em Buenos Aires - outra autora que veio para cá muito jovem. Tem trabalho como crítica, tradutora, leciona teoria literária e edita uma revista chamada Grumo. Publicou A duas mãos (2003), Mais ao sul (2008), Algum lugar (2009) e Mar azul (2011).



9. Clara Averbuck
Além de bonita é leitora de John Fante, Charles Bukowski, Paulo Leminski, Pedro Juan Gutiérrez, Hunter S. Thompson e João Antônio. gosta de Fiona Apple, Nina Simone, Rolling Stones, Tom Waits e Strokes. Tem cinco romances publicados.


10. Verônica Stigger
Essa gaúcha faz um pouco de tudo: trabalha como jornalista, professora e crítica de arte. Sua obra tem características e formatos muito particulares. Publicou O trágico e outras comédias (2004), Gran Cabaret Demenzial (2007), Os anões (2010) e o mais recente é Delírio de Damasco (2013).

Agora é com você ajude a eleger nossa musa. Vote no formulário abaixo e chame os amigos porque a eleição encerra na outra sexta-feira (dia 14/06).


>> VOTAÇÃO ENCERRADA <<

*Fotos: reprodução/Google Images.
Share/Save/Bookmark

22 comentários:

  1. Nossa, que honra! Adorei a sua seleção! E adorei a forma de voto. :)

    Acho a Ana Paula Maia a mais musa. Todas são lindas, mas essa mulher me tira do eixo!

    Vou compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela. Que legal que vc gostou. Também gostei bastante da eleição no seu blog - logo mais eu vou votar. Quando termina? Quero divulgar o resultado por aqui.

      Excluir
  2. Então, a votação é meio mentira. A minha, ao menos. Não sei fazer essa enquete aí. Aí ninguém comenta. Duas comentaram: Tá 1 pro Galera e 1 pro Pardal.
    Quer me ensinar a fazer a enquete, não? :P

    O intuito era propagar a literatura brasileira contemporânea e isto foi feito. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz! E poluí seu tópico. :P

      Excluir
    2. É uma brincadeira para promover a literatura contemporânea e animar as coisas (risos). Fiz a minha enquete usando um formulário do Google Docs.

      Acabei de ver que vc criou a enquete. Já votei. Ficou bem bacana. A minha vai encerrar dia 14/06 (para não ficar muito longo). Vi que sua eleição vai até agosto. Vou acompanhar e repercutir o resultado aqui quando vc fechar.

      Divulguei sua votação no twitter tbm.

      =)

      Excluir
    3. Ôxi, que bacana! Obrigada, xará! ;)

      O resultado já está visível. A data só ficou distante por comodismo.

      Excluir

  3. Está faltando uma poeta na lista. Sugiro a Annita Costa Malufe.

    ResponderExcluir
  4. Esse post é ridículo.

    ResponderExcluir
  5. Faltou o Luciano Huck apresentando a votação

    ResponderExcluir
  6. qualquer coisa aqui que não seja indexação de notícias é horrível

    ResponderExcluir
  7. Faltou a lindíssima Daniela Lima.

    ResponderExcluir
  8. Gente, mas esto aqui é muito imbecil!Fiquei sorpresa das eleita nao ter se queixado

    ResponderExcluir
  9. PA-TÉ-TI-CO ! SÓ FALTA PROMOVER UM BIG BROTHER DA LITERATURA!

    ResponderExcluir
  10. Ai, mas que idiotice e que comentários tão sexistas. As moças aludidas não vão se manifestar em contra? Todas gostaram?

    ResponderExcluir
  11. Cadê a Adriana Lisboa? Faltou!

    ResponderExcluir
  12. Faltou desfile em trajes de banho e pole dancing na ABL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com direito aquele desfile em vestido longo e faixa e coroa no final.

      Excluir
  13. http://www.maria-muller.com/2011/12/os-7-musos-da-literatura.html

    ResponderExcluir
  14. a mais bonita é a Simone Campos. Belíssima.

    ResponderExcluir
  15. Faltou a Silviah Carvalho, injustiça nas escolhas.
    Ela é inimitável alem de bonita.

    ResponderExcluir