Foi pensando nisso, que resolvi organizar uma votação parecida. Portanto, cuecas de plantão, vamos eleger a musa da literatura brasileira contemporânea. Fique registrado que não estamos desprezando a beleza das escritoras das gerações antigas - Clarice Lispector, Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles estão na categoria hors concours. Aliás, os olhos de Lygia Fagundes Telles conquistaram até o ganhador do Prêmio Nobel, William Faulkner.
As candidatas aparecem na lista de forma aleatória, sem ordem de predileção. A seleção foi feita no esquema 'toró de ideias' - as dez primeiras escritoras que apareceram na lembrança. Use a caixa de comentários para manifestar algum nome que merecia estar na disputa e ficou de fora.
Vamos às musas:
1. Vanessa Bárbara
Além de O livro amarelo do Terminal, O Verão do Chibo (escrito em parceria com Emílio Fraia) e A máquina de Goldberg (HQ ilustrada por Fido Nesti), ela também dedica parte do seu tempo ao periódico A Hortaliça, traduz, faz preparação de texto e escreve para a revista Piauí e para o jornal Folha de SP. Ufa! O jeito tímido e irreverente são um charme a parte.
2. Marina Colasanti
Nasceu na Itália e veio para o Brasil em 1948. Aqui estudou e trabalhou como jornalista. Tem quarenta livros publicados sendo o primeiro, Eu sozinha, de 1968 e o mais recente, Passageira em trânsito, de 2010 - vencedor do Prêmio Jabuti. É uma senhora muito elegante e dona de lindos olhos claros.
3. Ana Paula Maia
É quase como a tigresa daquela canção do Caetano Veloso. Teve banda de rock, gosta de Quentin Tarantino, Dostoievsky e Sergio Leone, escreveu roteiro para teatro e cinema. Publicou quatro livros e participou de diversas antologias.
4. Adriana Lunardi
Apesar de ter nascido em Santa Catarina, já morou em Santa Maria, Porto Alegre, São Paulo e atualmente está no Rio de Janeiro. Publicou As Meninas da Torre Helsinque (1996), Vésperas (2002), Corpo estranho (2007) e A vendedora de fósforos (2011). Também trabalha como roteirista.
5. Cecilia Giannetti
Depois de participar de muitas antologias, publicou o romance Lugares que Não Conheço, Pessoas que Nunca Vi em 2007. Trabalhou como jornalista e roteirista. No momento está preparando novos romances.
6. Simone Campos
Ela é dona de uma beleza algo nerd porque usa óculos, adora videogame e ficção-científica. Publicou quatro livros e participou de muitas antologias - sem contar a participação em blogs e textos de ficção que foram escritos na internet. Sua experiência mais recente é OWNED - Um novo jogador, narrativa que usa recursos do videogame e outras mídias.
7. Tatiana Salem Levy
Nasceu em Lisboa, mas veio para o Brasil alguns meses depois. Leitora de Blanchot, Foucault, Deleuze e muitas outras coisas mais, publicou dois romances A Chave de Casa (2007) e Dois rios (2011). Antes disso, participou de diversas antologias.
8. Paloma Vidal
Ela nasceu em Buenos Aires - outra autora que veio para cá muito jovem. Tem trabalho como crítica, tradutora, leciona teoria literária e edita uma revista chamada Grumo. Publicou A duas mãos (2003), Mais ao sul (2008), Algum lugar (2009) e Mar azul (2011).
9. Clara Averbuck
Além de bonita é leitora de John Fante, Charles Bukowski, Paulo Leminski, Pedro Juan Gutiérrez, Hunter S. Thompson e João Antônio. gosta de Fiona Apple, Nina Simone, Rolling Stones, Tom Waits e Strokes. Tem cinco romances publicados.
10. Verônica Stigger
Essa gaúcha faz um pouco de tudo: trabalha como jornalista, professora e crítica de arte. Sua obra tem características e formatos muito particulares. Publicou O trágico e outras comédias (2004), Gran Cabaret Demenzial (2007), Os anões (2010) e o mais recente é Delírio de Damasco (2013).
Agora é com você ajude a eleger nossa musa. Vote no formulário abaixo e chame os amigos porque a eleição encerra na outra sexta-feira (dia 14/06).
>> VOTAÇÃO ENCERRADA <<
*Fotos: reprodução/Google Images.
Nossa, que honra! Adorei a sua seleção! E adorei a forma de voto. :)
ResponderExcluirAcho a Ana Paula Maia a mais musa. Todas são lindas, mas essa mulher me tira do eixo!
Vou compartilhar.
Oi, Rafaela. Que legal que vc gostou. Também gostei bastante da eleição no seu blog - logo mais eu vou votar. Quando termina? Quero divulgar o resultado por aqui.
ExcluirEntão, a votação é meio mentira. A minha, ao menos. Não sei fazer essa enquete aí. Aí ninguém comenta. Duas comentaram: Tá 1 pro Galera e 1 pro Pardal.
ResponderExcluirQuer me ensinar a fazer a enquete, não? :P
O intuito era propagar a literatura brasileira contemporânea e isto foi feito. :)
Fiz! E poluí seu tópico. :P
ExcluirÉ uma brincadeira para promover a literatura contemporânea e animar as coisas (risos). Fiz a minha enquete usando um formulário do Google Docs.
ExcluirAcabei de ver que vc criou a enquete. Já votei. Ficou bem bacana. A minha vai encerrar dia 14/06 (para não ficar muito longo). Vi que sua eleição vai até agosto. Vou acompanhar e repercutir o resultado aqui quando vc fechar.
Divulguei sua votação no twitter tbm.
=)
Ôxi, que bacana! Obrigada, xará! ;)
ExcluirO resultado já está visível. A data só ficou distante por comodismo.
faltou a Manoela Sawitzki na lista...
ResponderExcluirEstá faltando uma poeta na lista. Sugiro a Annita Costa Malufe.
Esse post é ridículo.
ResponderExcluirFaltou o Luciano Huck apresentando a votação
ResponderExcluirqualquer coisa aqui que não seja indexação de notícias é horrível
ResponderExcluirBá!
ResponderExcluirFaltou a lindíssima Daniela Lima.
ResponderExcluirGente, mas esto aqui é muito imbecil!Fiquei sorpresa das eleita nao ter se queixado
ResponderExcluirPA-TÉ-TI-CO ! SÓ FALTA PROMOVER UM BIG BROTHER DA LITERATURA!
ResponderExcluirAi, mas que idiotice e que comentários tão sexistas. As moças aludidas não vão se manifestar em contra? Todas gostaram?
ResponderExcluirCadê a Adriana Lisboa? Faltou!
ResponderExcluirFaltou desfile em trajes de banho e pole dancing na ABL.
ResponderExcluirCom direito aquele desfile em vestido longo e faixa e coroa no final.
Excluirhttp://www.maria-muller.com/2011/12/os-7-musos-da-literatura.html
ResponderExcluira mais bonita é a Simone Campos. Belíssima.
ResponderExcluirFaltou a Silviah Carvalho, injustiça nas escolhas.
ResponderExcluirEla é inimitável alem de bonita.