sábado, 17 de setembro de 2011

MIL CAPAS POLONESAS

Não sou um profundo conhecedor da história do design gráfico, mas sei que os poloneses são verdadeiros gênios no assunto. Motivados pela herança cultural que carregavam e pelo contexto político do país (sempre envolvido em disputas territoriais, invasões, guerras e regimes comunistas totalitários), os artistas poloneses criaram um estilo único de comunicação visual que continua a influenciar as novas gerações de designers gráficos. Parece até que existe um esforço por parte dos artistas poloneses contemporâneos para que a tradição não acabe.

Um dos exemplos mais conhecidos da escola polonesa são os cartazes. A história toda começa no final século XIX, mas tem seu grande momento logo após o final da Segunda Guerra Mundial - tendo seu desdobramento ao longo das décadas seguintes. Em "The legacy of Polish Poster Design", um artigo da Smashing Magazine, tem uma explicação bem interessante explicando algumas razões que levaram os poloneses a se dedicarem aos cartazes:

"Três observações importantes devem ser feitas. Primeiro, naquele momento o cartaz era basicamente a única forma permitida de expressão artística individual. Em segundo lugar, o Estado não estava preocupado muito com a forma como os cartazes pareciam. Terceiro, o fato de que a indústria era controlada pelo Estado acabou por ser uma bênção disfarçada: ao trabalhar fora das restrições comerciais de uma economia capitalista, os artistas poderiam expressar plenamente seu potencial. Eles não tinham outra escolha senão tornar-se designers profissionais de cartazes e é por isso que eles se dedicaram tão completamente a esta arte". (tradução livre feita por mim)
Os interessados nessa história podem saber um pouco mais nesse blog (em português). O Google Images está cheio de exemplos dos cartazes - a maioria de filmes.

Do cartaz para a capa dos livros (ou outros campos de atuação do design gráfico) foi apenas uma questão de tempo. Uma parte específica dessa história foi resgatada no recente livro 1000 Polish Book Covers - publicado no ano passado pela editora 40000 Painters Publishing. Os trabalhos foram selecionados por Aleksandra e Daniel Mizienliński que são designers gráficos e criadores do Hipopotam Studio. Imagino que os dois devem ter tido um trabalhão para chegar ao resultado final. Só que deve ter valido muito a pena, pois a tiragem foi totalmente vendida.

Abaixo uma galeria com algumas páginas do livro:



*Imagens: 40000 Painters Publishing/divulgação.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário