segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O FILHO DE VALTER HUGO MÃE

"Um homem chegou aos quarenta anos e assumiu a tristeza de não ter um filho. Chamava-se Crisóstomo. Estava sozinho, os seus amores haviam falhado e sentia que tudo lhe faltava pela metade, como se tivesse apenas metade dos olhos, metade do peito e metade das pernas, metade da casa e dos talheres, metade dos dias, metade das palavras para se explicar às pessoas".
Assim começa O filho de mil homens, o novo romance de Valter Hugo Mãe - agora com maiúsculas e minúsculas! O livro conta a história de Crisóstomo que ao completar quarenta anos lida com a tristeza de não ter tido um filho. Em busca de felicidade, ele acaba construindo uma família inventada.

O livro tem previsão de lançamento em Portugal no próximo dia 25 de setembro pelo selo Alfaguara. No mesmo dia Valter Hugo Mãe vai completar quarenta anos e como ele disse na FLIP, sente-se frustrado por não ter tido um filho. Qualquer semelhança entre escritor e personagem são mera coincidência. Num texto para o Jornal de Letras (um jornal português) de agosto, Valter confessou que não tem a menor vocação para a paternidade: "Queria muito fazê-lo mas dá-me medo demasiado fazê-lo. Como se fosse um aviso: salvem esta criança, o pai é um incapaz, só serve para a literatura e para desperdícios semelhantes". No mesmo texto, ele lembra da passagem pela FLIP, da comoção geral que causou em muita gente e dos inúmeros bilhetes de mulheres dispostas a realizar o sonho do rapaz de ser pai - o texto completo está aqui.

Seja como for, O filho de mil homens inaugura uma nova fase na vida do escritor. Parece que sem as minúscula da tetralogia o nosso reino, o remorso de baltazar serapião, o apocalipse dos trabalhadores e a máquina de fazer espanhóis.

Segundo a imprensa portuguesa, esse é um dos livros mais aguardados do ano e talvez o lançamento mais importante de um autor português. Também li por aí, que Valter Hugo Mãe quase deletou o livro depois de terminado. Ele tinha detestado o resultado final, mas sua editora o convenceu do contrário.

Não sei se já existem planos para lançamento do romance no Brasil. Vamos aguardar.

*Imagem: capa do livro/reprodução.
Share/Save/Bookmark

Um comentário: