domingo, 6 de junho de 2010

O MUNDO INTEIRO PODE LER O MESMO LIVRO AO MESMO TEMPO: 1 BOOK, 1 TWITTER


Um dia Jeff Howe, professor da Universidade de Harvard e editor da revista Wired, teve uma ideia: usar o twitter como uma grande plataforma global de leitura. A ideia era bastante pretenciosa, mas tinha um fundamento bastante interessante. E assim nasceu o '1 book, 1 twitter' (1 livro, 1 twitter).

Não é um clube do livro em si. Howe explicou que "o objetivo com 1book, 1 twitter é reunir um zilhão de pessoas, todas lendo e falando sobre um único livro. Não é, por exemplo, uma tentativa de reunir uma seleta multidão de pessoas que amam livros para ler uma série de livros e depois reunirem-se em datas estabelecidas para discutir. O ponto central é criar uma comunidade através de fronteiras geográficas, culturais, étnicas, econômicas e sociais".

Howe se inspirou na iniciativa '1 cidade, 1 livro' que reune todas as pessoas de uma mesma cidade para lerem um mesmo livro. A diferença é que o twitter rompe barreiras físicas e pode reunir todas as pessoas do mundo que tenham os mesmo interesses que você. Evidentemente, as pessoas precisam falar inglês e devem seguir algumas regras que falicitam o entendimento daquilo que está sendo dito. Tudo em 140 caracteres.

Atualmente o perfil 1B1T2010 mantém quase 8000 seguidores. Eles estão lendo American Gods, de Neil Gaiman - existe uma edição em português com o nome de Deuses Americanos, pela editora Conrad. Ao fim de Junho o perfil não vai apresentar uma leitura profunda e única a respeito do livro. Porém, quem está acompanhando a leitura vai poder compartilhar com gente do mundo todo suas impressões. Capítulo a capítulo. E quem pretende algum dia ler esse mesmo livro, poderá recorrer ao perfil como um banco de dados.

Não sei se isso é um modismo passageiro. Há aspectos ruins como a falta da presença real das outras pessoas que como você podem amar ou odiar o livro. Mas, como diversão e experimento parece bastante interessante.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário