sábado, 26 de junho de 2010

É TEMPO DE LER E RELER CHARLES DICKENS


Ontem passei em duas grandes livrarias e percebi que as obras de Charles Dickens estão ganhando destaque nas vitrines e estantes. O autor inglês é indiscutivelmente um clássico da literatura ocidental. Todo mundo já esteve em contato com sua obra pelo menos uma vez na vida. O livro Um conto de natal, por exemplo, serviu de inspiração para o Tio Patinhas, personagem dos quadrinhos. O mesmo livro rendeu recentemente a animação Os fantasmas de Scrooge, de Robert Zemecks. Grandes esperanças, outro livro muito conhecido de Dickens, virou filme com Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow no elenco.

Acho que esse novo retorno está acontecendo aos poucos por conta da biografia Charles Dickens, de Michael Slater (Yale University Press). Semana passada, o caderno Sabático, trouxe uma resenha Gênio investigado sobre essa nova biografia.

Enquanto não temos tradução da biografia para o português, vale ler ou reler a obra de Dickens. A editora Estação Liberdade acaba de lançar Um conto de duas cidades, com tradução de Débora Landsberg. O livro conta a história de uma nobre família francesa que se exilou na Inglaterra antes da Revolução Francesa - por isso as duas cidades do título, Londres e Paris. O enredo é muito bem desenvolvido pela maneira realista e sentimental que Dickens costuma empregar em seus livros. Sem tomar posicionamento político, Dickens descreve a sociedade francesa e inglesa daquela época e o impacto que a Revolução promoveu em todas as camadas sociais: o aristocrata, o burguês, o camponês, o malandro, o vagabundo.

*imagem: wikipédia.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário