quinta-feira, 31 de maio de 2012

PARA QUEM VAI A FLIP E DECIDIU NA ÚLTIMA HORA...

E aí comprou ingressos para a FLIP? Sei de gente que nessa época do ano fica desesperada com a possibilidade de perder uma mesa com um autor preferido. Para não fugir a regra, os ingressos para a Tenda dos Autores da maioria das mesas esgotou antes do final do dia. Se você esqueceu completamente da vida e perdeu a largada, não se preocupe. Sempre existe a possibilidade de pegar um telão. Os preços são bem atraentes e com a mudança da tenda do telão para a beira da praia, o lugar ficou tão legal que quase virou um oásis nos dias de calor.

Bom, vamos supor que você decidiu de última hora fazer as malas, comprar ingressos e participar da Festa. Só que tem um agravante: você não leu nenhum livro dos autores convidados. Como você pode resolver esse problema e não fazer feio?

Para ter dar uma mão eu criei uma tabela relacionando livros curtos, médios e longos (bem longos) de 21 autores de ficção que estarão na FLIP. Na verdade eu queria criam um daqueles infográficos super transados (até tentei aprender a mexer naqueles programas avançados de designer, mas não deu). O jeito foi improvisar e criar uma tabela no melhor estilo vintage - que lembra os tempos do jornal em preto e branco (ainda bem que essas coisas do passado estão na moda).

Para entender a tabela você precisa saber que: uma pessoa lê em média 15 páginas por hora. Usando esse dado, a tabela ficou assim:

Olhando mais detalhadamente, a gente pode constatar que você pode ler pelo menos dois ou três livros mesmo que seja um sujeito muito ocupado. Considere também a possibilidade de ler mais de 15 páginas por hora - o que vai significar mais um livro para ler.

Agora se você quiser ler todos esses livros até a FLIP, você vai precisar ler 175 páginas por dia - ou seja, gastar mais ou menos 12 horas do dia lendo.

Não desanime e não arrume desculpa.

*Juro que quando tiver tempo e habilidade faço um infográfico mais bonitinho, com as capinhas e tudo o mais.

Share/Save/Bookmark

12 comentários:

  1. Caro Rafael, não consigo visualizar a tabela nesta resolução nem tampouco ampliá-la ou salvá-la, e adoraria. Grata, Polly.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, também estou tentando ampliar a imagem e não dá :(

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    Fiz uma atualização agora - por favor, tentem visualizar novamente! Desculpem a falaha técnica. =/

    ResponderExcluir
  4. UFA! Pelo menos o da Jennifer Egan eu li pra FLIP. Agora acho melhor eu tentar ler outro pra não ficar só nesse um, né...
    João Viana

    ResponderExcluir
  5. Cara, pago muito pau pro Casmurros. Útil, divertido e literário, tudo num mesmo canto. Cê tá de parabéns, meu caro.

    ResponderExcluir
  6. Um detalhe que ficou faltando: se você verificar a mancha da página de "Bonsai", vai perceber que dá pra ler em uma hora.

    Pergunta: o sr. estará na FLIP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuca, "Bonsai" é bem curtinho mesmo - to considerando gente que lê bem devagarinho. Estarei na FLIP por três dias. Vc vai?

      Excluir
    2. Bah, estarei sim! Isso quer dizer que finalmente colocarei um rosto no espaço (mental) do avatar do Casmurros? Nos vemos lá, cara. Depois me diz em que mesas você vai e tals. ^^

      Excluir
  7. Essa média não faz tanto sentido, pois cada livro tem uma velocidade própria. Acho a velocidade de leitura da Egan, por exemplo, muito mais rápido que a do McEwan (isso não interfere na qualidade de um ou de outro). Em Seis Passeios Pelos Bosques da Ficção Eco explica melhor.

    De qualquer forma, "pág./h" é um conceito inadequado. Há paginas e páginas. A edição da Abril de Grande Sertão: Veredas, por exemplo, é tão densa que está tudo lá em 400 e poucas páginas. A edição mais recente passa das 600, mas creio que o livro mesmo (sem contar o poema de Drummond, e a introdução de Rónai, o que no caso diminui umas 30 na da Nova Fronteira) se deixaria ser lido na mesma velocidade (lenta, por sinal). As 84 páginas de Um Copo de Cólera, por outro lado, se passam bem mais rápidas, pois grande parte do livro corre ininterruptamente, numa única sentença. Além disso, há aquelas páginas em branco, paratextos, etc. que não fazem tanta diferença num Franzen (o maior da lista), mas tomam uma grande porcentagem de um livro como Bonsai.


    Outra coisa: houve alguns enganos no texto quanto à ortografia. "Estaram na FLIP" e "designe".

    ResponderExcluir
  8. Em tempo: aqui está o famoso capítulo em power point da Egan. http://jenniferegan.com/books. Nove minutos para umas 80 páginas do livro. Dizer que ele pode tomar até 48 dias para ser lido é praticamente uma propaganda negativa para esta bela obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, obrigado pelos comentários - sobretudo quanto aos erros de ortografia já corrigidos. Evidente que chutei uma média alta (15 páginas por hora). Cada livro e cada leitor tem um ritmo de leitura muito particular. Lembra daquele caso do menino no interior de SP que lia um livro de 500 páginas por dia? E aquela mulher que lia um livro por dia para curar um luto - virou até um livro chamado "O ano da leitura mágica"? Para os dois a tabela não vale. Considerei um leitor que não está acostumado a ler com muita frequência e que sempre inventa uma desculpa para não ler. Olhando por um lado mais 'matemático' (sem pensar na densidade, beleza ou complexidade da leitura) essa pessoa poderia se sentir estimulada a encarar o desafio de ler determinado livro.

      "Bonsai" pode ser lido em 1 hora ou 2 por causa da diagramação do livro. A mesma coisa vale para o capítulo em Power Point do livro da Jennifer Egan - como vc mesmo disse. "Pawana" também pode ser lido bem rapidinho. Mas tive de estabelecer uma média com mais 'folga' para incluir pessoas que gostam de ler bem devagar. Pensando por outro lado tem gente que num determinado dia tem 30 minutos para ler, mas noutro pode ter 3 horas... uma coisa compensa a outra e cria muitas variações.

      Não tem nada muito rigorosamente científico. A tabela é despretensiosa. Quero apenas estimular a leitura do sujeito que não leu nenhum livro e quer ler muitos livros antes da FLIP começar.

      Excluir