quinta-feira, 31 de maio de 2012

NEYMAR, TUFÃO, TELENOVELA E LITERATURA

Faz um tempão (cof!) que li um textinho do blog Farofafá (dedicado a música popular brasileira em todas as suas gradações) sobre o quanto Neymar, o jogador do Santos, com suas coreografias, participações em videoclipes, aparições em shows e programas de TV acabda sendo uma figura central na divulgação "dos mais recentes sucessos musicais brasileiros". Imagina se o Neymar aparece algum dia com um livro embaixo do braço?

Existe uma história que não sei bem se é verdadeira ou não, mas que gosto de contar para todo mundo que encontro. Juro que li esse "causo" numa resenha de Marcelino Freire para uma novela de Georges Perec - saiu nas páginas da Ilustrada. Conta a lenda que quando Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa foi adaptado para a TV (tendo Bruna Lombardi e Tony Ramos) houve uma correria às livrarias para comprar o romance. No dia seguinte, a correria foi para devolver o livro.

Será que a história se repetiria caso Neymar fosse visto lendo Os sertões, de Euclides da Cunha?

***

Um jogador de futebol - da ficção, é verdade - anda falando com muito entusiasmo sobre Flaubert, Machado de Assis e até Franz Kafka. Para quem ainda não sabe, o famoso divulgador é a personagem Tufão, vivida por Murilo Benicio na novela Avenida Brasil.

As séries de TV Mad Men e Os Simpsons são craques em fazer algo parecido.

*Imagem: montagem a partir de reproduções do Google.
Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Rafael R., qual o título dessa matéria do Marcelino Freire? Como não assinante da Folha, gostaria de verificar se ela está no "Conteúdo livre". =P

    ResponderExcluir
  2. Tuca, desculpa a demora. A resenha chama "Experimentalismo de Perec propõe jogo sem fim ao leitor" - acho que não está no Conteúdo livre.

    ResponderExcluir