quarta-feira, 22 de maio de 2013

LYDIA DAVIS VENCE O MAN BOOKER PRIZE INTERNACIONAL



A cada dois anos, a organização do Man Booker Prize realiza uma premiação destinada a autores fora do Reino Unido que publicaram livros que foram traduzidos para o inglês ou publicados originalmente nesta língua. Pois bem, a escritora Lydia Davis acaba de ser anunciada como a ganhadora do prêmio nesse ano. Ela concorria com Marie NDiaye, Vladimir Sorokin, Marilynne Robinson, entre outros.

Davis é conhecida pela concisão e experimentalismo dos seus textos de ficção - os mais curtos tem uma linha e os mais longos apenas três páginas; a forma ora lembra poemas, ora aforismos, ora fábulas, ora contos nem tão tradicionais. Tipo de coisa que demanda muito controle do texto e um trabalho de carpintaria para cortar palavras aqui, acolá. Lembrou daquela frase: "menos é mais". Davis criar universos inteiros com poquíssimas palavras.

Seu único livro publicado no Brasil é Tipos de perturbação que saiu no mês passado pela Companhia das Letras com tradução de Branca Vianna. Reúne 57 narrativas breves. Tem um trecho do livro disponível para leitura aqui. Vale a pena conferir!

No momento ela está preparando um novo livro que será publicado nos Estados Unidos em 2014 com o título de Can't and Won't.

O prêmio vai dar mais brilho a passagem de Lydia Davis pelo Brasil. Ela é uma das autoras confirmadas para a próxima FLIP que deve anunciar sua programação completa amanhã.


*Imagem: reprodução Google.
Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Interessante, nunca tinha ouvido falar na autora, mas prestarei mais atenção. Curioso saber que ela concorreu com Marie NDiaye, que é uma autora que tenho muita vontade de ler há um tempão.

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Dá uma olhada naquele trecho do livro que está disponível para leitura... não leva nem cinco minutos. =P

    ResponderExcluir
  3. Rafael, graças às suas indicações, comprei o The Collected Stories of Lydia Davis e, meu Deus!, como é bom! Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir