quinta-feira, 9 de maio de 2013

COPA DE LITERATURA BRASILEIRA 2013


Reúna seus amigos e familiares porque nesse ano teremos a quinta edição da Copa de Literatura Brasileira. Eu, você e todos nós estávamos com saudades e aguardávamos ansiosos por qualquer informação que fosse da competição mais divertida das letras nacionais.

A notícia apareceu numa notinha do Jornal Rascunho e o anúncio oficial dos organizadores - os três veteranos Lucas Murtinho, Lu Thomé e Raphael Dyxklay - deve acontecer em breve no site da Copa. Por enquanto, eles estão reunidos num lugar secreto para colocar o campeonato em funcionamento e prometem algumas novidades e surpresas. Uma delas será uma repescagem em que livros eliminados na primeira rodada de avaliações terão outra chance de voltar a competição.

Na disputa para chegar até a final e levar o título de campeão estão 16 livros de autores brasileiros que foram publicados entre 2011 e 2012. A seleção final foi feita pelos organizadores e por 23 jurados através de uma votação.

Consegui apurar com exclusividade que um dos jurados dessa edição é o escritor mexicano Juan Pablo Villalobos - que mora em Campinas desde 2003 e fala um português impecável (tanto que está traduzindo o livro de um brasileiro para o espanhol). Ele é autor do romance Festa no covil, publicado pela Companhia das Letras. A trama do garoto que testemunha a questão do tráfico de drogas no México já foi traduzida para 14 idiomas, recebeu muitos elogios da crítica internacional e vai ganhar uma adaptação para o cinema. Em setembro, Companhia deve lançar outro livro dele Se vivêssemes num lugar normal. Pensa que acabou? No momento, Villalobos está preparando um terceiro livro e, entre uma coisa e outra, participa de debates, escreve para várias revistas, jornais e blogs.

A Copa deve começar no segundo semestre. Prepare-se!

*Imagem: montagem a partir de reproduções do Google e site da Copa.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário