sexta-feira, 6 de julho de 2012

A LISTA OFICIAL DOS JOVENS ESCRITORES BRASILEIROS NA GRANTA


Ontem, os editores da revista GRANTA (junto com os editores da versão nacional) finalmente anunciaram os nomes dos jovens escritores brasileiros que vão compor a famosa seleção da revista. O anuncio rolou numa coletiva de imprensa em Paraty depois de muita espera, muita especulação e muita teoria da conspiração. Acho até que anda rolando uma certa preguiça geral em ouvir falar sobre esse assunto. Independente disso, vale dizer que a seleção é importante por colocar em circulação internacional nomes da nossa literatura contemporânea. Um dos editores até comentou que nomes contemplados pelo Man Booker Prize saíram de seleções anteriores da Granta (versão inglesa, evidentemente).

Se você ainda não viu a lista circulando pela internet, aqui estão os escritores selecionados:

Cristhiano Aguiar
Javier Arancibia Contreras
Vanessa Barbara
Carol Bensimon
Miguel Del Castillo
João Paulo Cuenca
Laura Erber
Emilio Fraia
Julián Fuks
Daniel Galera
Luisa Geisler
Vinicius Jatobá
Michel Laub
Ricardo Lísias
Chico Mattoso
Antonio Prata
Carola Saavedra
Tatiana Salem Levy
Leandro Sarmatz
Antônio Xerxenesky

***

Comparando a lista oficial com os meus palpites descobri que acertei apenas 8 dos 20 nomes - achei meu "score" um tanto baixo. Alguns nomes da lista me surpreenderam e outros são realmente inéditos para mim. Alguém acertou mais nomes?

Ainda não coloquei as mãos em nenhum exemplar para dar uma olhada nos textos selecionados e na belezura da edição. Aqui em Paraty tem apenas uma livraria que fica cheia de gente o tempo inteiro.

E vocês, o que acharam da seleção?

ATUALIZAÇÃO: não sei se alguém tem o número parcial de vendas, mas a revista deve ter sido um sucesso - comercialmente falando. Na Livraria Cultura existe uma fila de 15 pessoas (até esse momento) esperando para colocar as mãos num exemplar. Parece que a pré-venda teve grande procura.

Como não poderia deixar de ser, a revista está rendendo discussões na internet sobre os critérios usados para selecionar os escolhidos. Via Raquel Cozer descobri o blog OffGranta - para os inscritos que ficaram de fora se manifestarem. Por enquanto apenas dois escritores deram as caras.

O assunto ainda vai render bastante. Na quarta-feira, John Freeman, editora da Granta inglesa, participa de um bate-papo sobre "as revistas literárias hoje" com Paulo Poberto Pires e Arthur Dapieve no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. O evento também promove o lançamento da nova edição da revista Serrote.

Na quinta-feira, Freeman estará na Livraria da Vila em São Paulo ao lado de Manuel da Costa Pinto e Marcelo Ferroni (dois jurados que ajudaram na decisão final). Não descobri a pauta do encontro, mas certamente será em torno da revista.

*Imagem: reprodução do site do jornal O Globo/ Caderno Prosa&Verso

Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Curiosidade mata ??
    O livro já está disponível na Livraria da Vila
    ( e até na listados mais vendidos ) pois comprei o meu hoje, na loja do Shopping Higienópolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mata, mas pode matar, viu! Parece que tem lançamento amanhã - o que deve facilitar a compra de quem está procurando.

      Excluir
    2. agora já são 4 autores no Off Granta, e o negócio está esquentando.

      Excluir