sexta-feira, 14 de março de 2014

HOUELLEBECQ POP


No mês que vem chega às lojas o disco Aubert chante Houellebecq - Les parages du vide, do cantor francês Jean-Louis Aubert todo baseado em poemas de Michel Houellebecq. Eu não tinha a menor ideia, mas o escritor já participou de outros três discos: Le sens du combat (de 1996), em que recita poemas; Présence humaine (de 2000) em que recita poemas com acompanhamento musical e arranjos de Bertrand Burgalat; e Etablissement d’un ciel d’alternance (de 2007), outro disco de poemas recitados com acompanhamento musical de Jean-Jacques Birgé. 

A diferença é que nesse novo disco a figura de Houellebecq fica restrita a autoria dos textos e poemas e a tarefa de transformar o material em música e fazer as canções acontecerem foi de Jean-Louis Aubert.

Posso estar enganado, mas acho que Aubert não é uma figura muito conhecida fora da França (ele foi integrante de uma banda punk do final dos anos 70 chamada Téléphone - muito boa por sinal -, a banda acabou, ele seguiu carreira solo, lançou vários discos e também compos a trilha sonora do filme Há tanto tempo que te amo, de Philippe Claudel). 

Para matar a curiosidade de muitos fãs, a gravadora liberou a canção Isolement com direito a videoclipe estrelado pelo próprio Houellebecq - cheio de bom humor e distante daquela imagem de autor carrancudo.



Quando li a notícia, me lembrei que o cantor Iggy Pop também fez um disco inteiramente dedicado ao universo de Houellebecq depois de ler A possibilidade de uma ilha. Será que em breve o escritor vai abandonar a literatura e adentrar definitivamente o universo popular da chanson française?

*Imagem: capa do disco Aubert chante Houellebecq - Les parages du vide/divulgação
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário