sexta-feira, 5 de abril de 2013
NÃO É FICÇÃO: É TUDO VERDADE!
Começou nesta semana, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a 18ª edição do Festival É Tudo Verdade (voltado ao gênero documentário) com dois pequenos mimos para os amantes da prosa de ficção: um filme sobre o escritor brasileiro Graciliano Ramos e outro sobre o escritor norte-americano Philip Roth. Não pense que são filmes de pouca relevância dentro da programação do Festival, pois os dois escritores estão em grande evidência nesse momento.
O documentário O universo Graciliano, de Sylvio Back vai em busca de depoimentos de amigos, entrevistas do velho Graça (como ele era conhecido pelos amigos íntimos), materiais de arquivo e fotos raras para compor um perfil pessoal do homem que escreveu alguns dos livros mais importantes da literatura brasileira como Vidas secas, São Bernardo, Angústia e Memórias do cárcere - por minha conta e risco digo que são livros importantes até mesmo para a literatura universal. No filme nós descobrimos, por exemplo, que Graciliano também foi prefeito e um bravo militante comunista. Serve como uma bela introdução a vida particular do escritor homenageado pela próxima FLIP, em julho.
Já o documentário Philip Roth, sem complexos, de William Karel entra no apartamento do escritor com fama de chato, recluso e hermitão para mostrar justamento o contrário. Em 52 minutos, Roth fala sobre o seu processo de criação, os temas que habitam seus livros e ainda lança uma polêmica "seus personagens não são seus alter-egos". O documentário foi gravado antes da publicação de Nêmesis e daquela entrevista à revista francesa Les Inrockuptibles afirmando que iria se aposentar.
É bom lembrar que o festival tem entrada gratuita para todas as sessões.
Serviço:
É TUDO VERDADE
O Universo Graciliano, de Sylvio Back
Cinépolis Lagoon (RJ):
07/04 - 21h
08/04 - 15h
Cine Livraria Cultura (SP):
11/04 - 21h
12/04 - 13h
Philip Roth, sem complexos, de William Karel
Reserva Cultural (SP):
06/04 - 22h
09/04 - 14h
Cinépolis Lagoon (RJ):
11/04 - 17h
Cine Livraria Cultura (SP):
11/04 - 19h
Espaço Museu da República (RJ):
14/04 - 20h
*Imagens: divulgação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário